Publicidade
Brasil

Confira como foi o eclipse solar anular neste sábado

Fenômeno acontece quando a lua se posiciona à frente do sol, mas não chega a cobri-lo por completo

Imagem da noticia Confira como foi o eclipse solar anular neste sábado
eclipse solar
• Atualizado em
Publicidade

Aconteceu neste sábado (14.out), um dos fenômenos astronômicos mais esperados de 2023: o eclipse solar anular. Muita gente aproveitou o dia para curtir o espetáculo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O fenômeno acontece quando a lua se posiciona à frente do sol, mas não chega a cobri-lo por completo. O espetáculo completo foi visto melhor no norte e no nordeste do país.

Em Belém, um dos locais preferidos do público para assistir ao eclipse foi a orla da Universidade Federal do Pará. O dia virou noite. Em São Luís, no Maranhão, o espetáculo durou cerca de cinco minutos. No Rio Grande do Sul, a lua cobriu somente 16%.

A última vez que o Brasil teve a chance de ver um eclipse anular do sol, ou seja, com essa espécie de "anel de fogo", foi em 1994. Na época, a região sul teve a maior visibilidade. Agora, o que chamou a atenção foi a abrangência - países das Américas do Norte, Central e do Sul puderam acompanhar esta maravilha.

Nos Estados Unidos, oito estados puderam assistir ao fenômeno. A agência espacial norte-americana transmitiu tudo ao vivo.

Uma das imagens mais bonitas no Brasil foi registrada em Canaã dos Carajás, no Pará. O ápice do fenômeno durou dois minutos. Uma cena que instiga não só os amantes da astronomia, mas todos que admiram a natureza.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade