SP: primeira semana de outubro teve 65% a mais de chuva que o esperado para o mês
Grande volume de água resultou em quedas de árvores e enchentes na maioria das cidades
Camila Stucaluc
O mês de outubro está sendo marcado pelas fortes chuvas que atingem o estado de São Paulo. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado (CGE), na capital paulista, o acumulado de chuvas dos oito primeiros dias foi 65% maior que o esperado para todo o mês de outubro. Com 211 mm de chuva, a cidade já bateu os 126,6 mm previstos para os 31 dias do mês.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em Campinas, por exemplo, o acumulado das últimas 72 horas foi de 125mm, superando a média mensal de 113,1 mm. Já Sumaré registrou a maior chuva do estado nos últimos três dias, com 174 mm de acumulado. As cidades de Santo André e Franco da Rocha, localizadas na Grande São Paulo, também já registraram chuva maior que a média de outubro, totalizando, respectivamente, 188 mm e 232 mm.
Em Caieiras, também na Grande São Paulo, houve pontos de alagamento em diversas ruas da cidade. As águas também atingiram o Teatro Municipal da cidade. Na cidade de Taboão da Serra um imóvel desabou na manhã de 2ª feira (9.out). Na capital, o Corpo de Bombeiros registrou, em apenas dois dias, 47 chamados para quedas de árvores, 37 para desmoronamentos e 86 para enchentes.
+ Temporais em SC deixam 60 cidades em situação de emergência
O CGE informou que segue monitorando as condições meteorológicas no estado. A previsão é que os temporais percam as forças a partir desta 3ª feira (10.out), sendo substituídos por garoas leves. Em nota, a Defesa Civil estadual aguarda o pedido dos municípios para encaminhar ajuda humanitária às famílias desalojadas.