Família nega morte do ator Jorge Coutinho, internado há 1 mês no Rio
Artista participou de diversas novelas e deu o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira
Emanuelle Menezes
Errata: Diferentemente do que foi informado anteriormente, Jorge Coutinho está vivo e segue internado se recuperando de uma infecção urinária. A família do ator negou a informação divulgada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro.
O ator Jorge Coutinho, de 89 anos, está internado com uma infecção urinária, na UTI do Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 19 de agosto. No sábado (23.set), o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ) havia comunicado a morte de Coutinho, o que foi negado pela família do artista.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Uma publicação nas redes sociais de Coutinho informa que ele está vivo e lúcido, se recuperando da infecção. No domingo (24.set), um boletim médico do Hospital Copa D'Or foi compartilhado pela família no Instagram.
"O Hospital Copa D'Or informa que Jorge Coutinho, 89, segue internado na unidade de terapia intensiva desde o dia 19 de agosto de 2023. No momento, sem programação de alta e necessitando de cuidados devido a quadro de infecção urinária", diz a nota.
O artista deu o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira, em 1968, na novela Passos dos Ventos. Coutinho participou de diversas novelas da TV Globo, como Roque Santeiro (1985) e Por Amor (1997). Seu último trabalho na televisão foi em 2011, em A Vida da Gente.
Jorge Coutinho é presidente do Sated-RJ desde 2004. A publicação do sindicato no Facebook, que anunciava a morte do ator, foi apagada.
Beijo inter-racial
Jorge Coutinho protagonizou, junto com a atriz Djenane Machado, o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira. Foi em 1968, na novela Passos dos Ventos, da escritora Janete Clair.
Na época, o público conservador não gostou do romance entre Hannah e Bienaimé. Cartas desaforadas de racistas inconformados foram enviadas para a TV Globo.
A história do mordomo negro de uma família rica, Bienaimé, que se apaixonou pela filha de sua patroa, Hannah, foi modificada por causa das reclamações dos telespectadores.
O rumo dos personagens acabou sendo alterado e, no decorrer da história, o personagem interpretado por Coutinho se envolve com Tiana, papel da atriz negra Alzita Nascimento.