CPI dos Atos Antidemocráticos toma depoimento do ex-chefe interino de operações da PMDF
Preso em Brasília, coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra é acusado de não seguir plano de segurança no 8 de janeiro
Felipe Moraes
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), toma depoimento, nesta 5ª feira (21.set), do coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra.
Assista:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, o coronel atuava como chefe interino do Departamento de Operações (DOP) da PMDF e substituía o coronel Jorge Eduardo Naime, que estava de folga.
O militar está preso desde agosto, junto com outros seis oficiais da cúpula da PMDF, após a Operação Incúria, realizada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pela Polícia Federal (PF) e autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O depoimento de Bezerra na CPI, na condição de testemunha, foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes. O coronel poderá ficar em silêncio. Ele havia sido convocado para falar ao colegiado em junho, mas apresentou atestado psiquiátrico e a oitiva teve que ser reagendada.
Em depoimento à CPI da CLDF, no mês de junho, coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues disse que Bezerra teria sido responsável por reabrir a Esplanada dos Ministérios um dia antes das invasões.
Leia também: