Marinha e PF apreendem toneladas de cocaína em Pernambuco
Esta é a maior apreensão de drogas já realizada na Amazônia Azul; entenda
A Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF), em ação conjunta, apreenderam mais de 3,62 toneladas de cocaína. A ação, considerada a de maior apreensão de drogas no mar brasileiro, aconteceu na manhã desta 3ª feira (19.set), em Pernambuco.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Durante a ação, um Navio-Patrulha de 500 toneladas, da MB, que transportava os Agentes da PF, abordou a embarcação "PALMARES 1". No momento da abordagem, havia cinco tripulantes - que iriam para a África. Após apreendida, embarcação foi rebocada pelo Navio-Patrulha para o Porto do Recife.
Segundo a Marinha, o ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro é amplo, com 5,7 milhões de km² de área marítima, denominada Amazônia Azul, e 64 mil km de malha hidroviária planejada. Essa imensa área é porta de entrada e de saída para o comércio nacional e internacional, movimentando, de forma significativa, a economia brasileira. Contudo, ela é também ambiente de diversas ameaças como a pesca ilegal, contrabando e o tráfico de entorpecentes.
Ações conjuntas possibilitam que os órgãos envolvidos consigam potencializar suas capacidades e mitigar possíveis limitações. Elas podem ser nacionais ou internacionais, e envolvem órgãos governamentais e não governamentais. Além da PF, a Marinha tem atuado conjuntamente com órgãos como a Receita Federal, o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).