Harildo Déda, ator e diretor de teatro, morre aos 83 anos
A notícia da morte foi compartilhada pela Fundação Gregório de Mattos; artista era referência do teatro baiano
Morreu, em Salvador (BA), o ator e diretor baiano Harildo Déda. A notícia do falecimento do expoente do teatro e do cinema brasileiro foi divulgada, na manhã desta 3ª feira (19.set), nas redes sociais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), pelo presidente Fernando Guerreiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas", disse Guerreiro no texto.
Harildo Déda estava internado no Hospital Português, na capital baiana, e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.
O velório do ator ocorre no Tatro Martim Gonçalves da escola de Tatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e o enterro será em Sergipe, cidade onde Harildo nasceu.
Carreira
Déda tornou-se ator aos 12 anos de idade, quando deixou o Sergipe e foi para a Bahia. Na fase adulta, tornou-se professor titular da faculdade de artes cênicas da Universidade Federal da Bahia, cargo que ocupou até a sua aposentadoria.
Durante toda a sua vida, Harildo Déda atuou em mais de 70 peças de teatro e dirigiu outras 30. No cinema, atuou em grandes destaques de bilheteria, como Central do Brasil e Tieta do Agreste.
Na TV, esteve em O Pagador de Promessas e Dona Flor e Seus Dois Maridos.