Secretário de Segurança do DF garante ter convocado quantidade policial necessária para 7/9
Ao SBT, Sandro Avelar afirmou que todos os esforços foram feitos para preparação da Esplanada no dia da Independência
Lis Cappi
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, garante que o governo da capital federal está preparado para garantir a segurança da Esplanada dos Ministérios ao longo do 7 de Setembro. Em entrevista ao SBT Brasília, nesta 4ª feira (6.ago), Avelar afirmou contar com um efetivo policial que atenderá o evento, e que a equipe conta com apoio do governo federal.
"Somados esforços, tenho certeza que amanhã teremos 7 de Setembro tranquilo, em paz. Retornar a normalidade para Brasília", declarou.
+ Segurança do 7/9 vai contar com Força Nacional, drones e equipes da União e do DF
Avelar também afirmou ter ele mesmo pedido pela suspensão das férias para acompanhar o 7/9 - ele estava ausente do cargo e retornou nesta 3ª: "É óbvio que o secretário de Segurança Pública têm que estar aqui".
Sandro Avelar ainda disse que não há expectativas para manifestações orquestradas. A Secretaria detectou, segundo ele, apenas a chegada de ônibus em Brasília, mas de forma isolada.
+ Centro de Monitoramento da Abin vai atuar no 7/9
Este será o primeiro evento público na Esplanada dos Ministérios desde os atos golpistas de 8 de janeiro, que levaram à invasão dos Poderes. Os preparativos em Segurança para o 7 de Setembro estão maiores que o habitual, e contarão com o apoio da Força Nacional.
"Contamos com um efetivo policial bastante considerável, com polícia militar, bombeiros, Detran e também forças do governo federal. Fizemos uma série de reuniões com o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e com as polícias legislativas", defendeu.