Concurso de ovelhas na Expointer tem objetivo de melhorar a qualidade da lã
Milton Fernandes, presidente da Associação da Raça Ideal, diz que finura da lã é o principal critério
SBT News
As ovelhas chamadas laneiras - as que produzem lã - são criadas apenas no Rio Grande do Sul. O concurso "Melhor Velo Industrial" traz ovelhas das raças Ideal, Merino e Corriedale. O presidente da Associação Brasileira da Raça Ideal, Milton Fernandes, diz que os principais critérios analisados são rendimento após a lavagem e finura dos fios. Ele foi entrevistado por Alessandra Bergamann para o SBT Agro.
A lã da raça Ideal abastece marcas como Yves Saint Laurent, Gucci e Benetton. "São feitos ternos que custam de 5 a 10 mil dólares", diz Milton. O Brasil produz atualmente 8 milhões de quilos de lã por ano - um terço do que era produzido na década de 80. É o segundo produtor da América Latina.
A raça Ideal é originária da Austrália completa 90 anos de Brasil em 2024. A maior parte da produção é exportada para o Uruguai e de lá segue para Europa e, principalmente, para a China que consome 85% da produção mundial.
Os animais que competem na Expointer vem pra feira com um ano de lã , com 12 a 15 centímetros de pelagem . Cada animal costuma produzir 5 quilos por ano.
"A lã no fundo é um subproduto da ovelha", conta Milton. "O principal produto é o cordeiro. A carne da raça ideal tem um sabor muito diferenciado por conta da gordura entremeada e é disputada pelos chefs de cozinha".
Outra curiosidade é a lanolina, subproduto utilizado na produção de cosméticos. Ela é retirada na lavagem e fica entremeada na lã das ovelhas para a proteção dela contra as intempéries.
O SBT Agro faz uma cobertura especial da 46a. Expointer, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro.
LEIA MAIS