Temperaturas caem depois de recorde de calor no inverno
Frente fria derruba as temperaturas no sul e no sudeste, mas clima quente deve voltar em breve
SBT News
Antes da virada do tempo nesta 5ª feira (24.ago), o Rio de Janeiro registrou 40°C, a maior temperatura já alcançada em um período de inverno, de acordo com o sistema municipal de monitoramento Alerta Rio. Foram vários dias de recordes consecutivos, que deixaram as praias lotadas para a alegria dos turistas.
Com a chegada de uma nova frente fria, o calor vai dar uma trégua, mas por pouco tempo, segundo as previsões da meteorologia. As temperaturas devem voltar a subir bastante antes mesmo do verão. A meteorologista da Climatempo, Maria Clara Sassaki, explica: "a gente tá passando por uma fase de aquecimento do planeta e, por isso, devemos ter novos recordes de calor até o final do ano, até porque ainda teremos a influência do El Niño atuando, pelo menos, até o final de 2023".
O estado de São Paulo também teve um dia de muito calor nesta 5ª feira, com os termômetros acima dos 37°C. À tarde, houve pancadas de chuvas fortes e foi preciso se agasalhar. Nesta 6ª feira (25.ago), São Paulo terá a mínima de 16°C e a máxima, de 26°C, segundo a Climatempo.
Em Santa Catarina, o frio voltou com intensidade. Houve chuva de granizo em várias regiões do estado. Em Lages, uma forte ventania quebrou portas de vidro da universidade estadual. Ninguém se feriu.
No Rio Grande do Sul, a ventania suspendeu temporariamente as operações do Aeroporto de Porto Alegre. Diversas cidades gaúchas, inclusive a capital, também tiveram chuva de granizo.