Publicidade
Brasil

Com 32ºC, SP registra maior temperatura para o mês de agosto e inverno de 2023

Marca acontece em meio ao evento meteorológico El Niño; frente fria chega no fim de semana

Imagem da noticia Com 32ºC, SP registra maior temperatura para o mês de agosto e inverno de 2023
A marca acontece em meio a uma intensa onda de calor na cidade | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A cidade de São Paulo registrou, na 4ª feira (24.ago), a maior temperatura para o mês de agosto e inverno de 2023. A média foi de 32,3ºC na capital, enquanto a máxima absoluta foi de 33,4°C, no Butantã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa foi a sétima maior temperatura já registrada na história da cidade para agosto.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A marca acontece em meio a uma intensa onda de calor na cidade. A média da mínima esperada para agosto é de 13,4°C e a registrada até o momento é de 14,9°C. Já a média máxima esperada é de 24,2°C, mas a contabilizada até o momento é de 26°C. Em relação à chuva, foram registrados 10,4 mm - 35% dos 29,7mm esperados para o mês.

"Historicamente agosto é o mês mais seco na capital e, nesse ano especificamente, devido ao El Niño, estão sendo registradas temperaturas acima da média para o período. Nesses últimos dias, a combinação do fortalecimento da massa de ar quente e seco, e a condição pré-frontal, que antecede a chegada de uma frente fria, favoreceu o aquecimento e o registro de recordes de calor e baixa umidade", explica o meteorologista Thomaz Garcia.

O forte calor, no entanto, deve diminuir nos próximos dias com a chegada de uma frente fria. A partir de 6ª feira (25.ago), os ventos passam a soprar do quadrante Sul, o que vai facilitar o ingresso de umidade e a queda da temperatura. A máxima não passa dos 25°C, e a mínima será de 17°C. A previsão é de garoa durante a noite.

+ Entenda a onda de calor que o Brasil enfrenta em pleno inverno

"Entre o domingo (27.ago) e a 3ª feira (29.ago), o tempo permanece instável, frio e com pequena amplitude térmica. No domingo, por conta do ar frio e úmido, há inclusive potencial para a média de temperatura máxima mais baixa do ano, que atualmente é de 16,3°C, registrada em 31 de maio. A partir da tarde de 4ª feira (30.ago), o frio começa a perder força e o sol volta a aparecer", explica Garcia.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade