Mônica Figueiredo morre aos 67 anos, em Lisboa
Jornalista tinha câncer no pulmão; amigos prestaram homenagens

SBT News
Morreu, neste domingo (20.ago), aos 67 anos, a jornalista e escritora Mônica Figueiredo. Ela morava em Lisboa, Portugal, e tratava de um câncer de pulmão. Há três semanas, a amiga e cantora Olivia Byington contou no Instagram detalhes do quadro clínico da escritora.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Faz tempo que ela vinha sentindo dores nas costas, sendo sempre atribuídas aos seus bordados lindos, bordados que vem sendo seu ganha-pão desde que veio pra cá [Portugal]. Outras reclamações eram atribuídas à Covid longa. Tosse, mal-estar e um cansaço infinito", escreveu
Além disso, Olivia compartilhou uma vaquinha para auxiliar a paga os custos do tratamento da amiga. "Vamos precisar de recursos, pois ela está sem nenhum. Já tem dividas grandes dos exames e ela está indo para saúde pública. Botei na bio o link da vakinha", relatou.
Personalidades como Zélia Duncan e Maria Clara Gueiros apoiaram a iniciativa de Olivia para com Mônica.

Carreira
Com mais de três décadas de experiência, Mônica Figueiredo assinou em veículos como a revista Capricho (Editora Abril), revista Querida (Editora Globo) e a Revista MTV (Editora Abril). Ademais, foi diretora editoral da Pais&Filhos de 2003 até 2018, quando se mudou para Portugal.
Mônica é autora do livro "No Corpo, na Casa e na Cidade", em que aborda os espaços do desejo feminino a partir da literatura. Entretanto, escreveu também livros infantis como a publicação "A Estrela Cor-de-Rosa".

Homenagens
Pessoas próximas e famosos lamentaram a partida de Mônica Figueiredo. O jornalista e apresentador Zeca Camargo relembrou o período em que trabalhou com Mônica e disse que a ter como editora foi um "luxo".

Já a filha e artista plástica, Antonia Figueiredo, escreveu que era grata por tê-la como mãe.

A atriz Maria Ribeiro, por sua vez, compartilhou um registro de tela de uma conversa que teve com Mônica, e afirmou "Tudo o que eu aprendi sobre sexo e menstruação, devo a Monica. Obrigada por essa vida linda, minha amiga".

Em seu Instagram, a cantora Olivia Byington prestou homenagem à amiga com uma série de fotos. "Mônica não está mais neste plano, mas com certeza ficará na gente, otimista, fazendo festa, levando nossos projetos, fazendo os melhores prognósticos, com a empatia e a energia toda que ela não economizou. Monica não conheceu a palavra mesquinharia", declarou Byington.

A compositora portuguesa Eugenia Melo e Castro também prestou homenagem à jornalista: "Para nós que tivemos o privilégio de sermos escolhidos por ela fica uma imensa saudade, lembranças hilárias e o dever de honrá-la".

* Estagiária sob supervisão de Edney Freitas
Leia também: