Apagão nacional impacta operação da Linha 4-Amarela do Metrô de SP
Linha operou com velocidade reduzida e plataformas ficaram lotadas. Ao menos 18 estados foram impactados pela ocorrência
O apagão nacional que atingiu diversos estados do Brasil na manhã desta 3ª feira (15.ago) impactou o funcionamento da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, que opera com velocidade reduzida e maior tempo de intervalo entre as estações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota, a ViaQuatro, concessionária que administra a linha, informou que a falha elétrica ocorreu às 08h30 e que os passageiros estão sendo orientados por avisos sonoros e por AAS (Agente de Atendimento e Segurança) nos trens e estações.
Com as plataformas lotadas, ônibus do sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foram acionados para atender usuários entre as estações Paulista e Luz às 8h52. No Twitter, uma passageira publicou uma foto dentro de uma composição, desligada e com as luzes apagadas, da Linha 4-Amarela do Metrô.
Velocidade reduzida mesmo não, não tem velocidade, trem desligado e parado pic.twitter.com/8G8lKu6AFw
? Tau Lins (@tau_lins) August 15, 2023
A circulação do metrô também foi afetada em Belo Horizonte e Salvador.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MME) informou que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. O apagão nas outras regiões do país se dá pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento que acontece de forma automática para proteger o sistema elétrico de danos maiores. As causas do problema continuam sendo apuradas.
Até as 10h, havia relatos de falta de energia em, pelo menos, 18 estados de todas as regiões do país. São eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.