Mais de 900 passageiros ficam 10 horas presos em trem turístico no Paraná
Rajadas de vento, provocadas pela passagem do ciclone, derrubaram árvores nos trilhos das locomotivas
SBT Brasil
Mais de 900 passageiros ficaram cerca de 10 horas presos, nesta 5ª feira (13.jul), dentro de um trem turístico, no Paraná. Rajadas de vento, provocadas pela passagem do ciclone extratropical no estado, derrubaram árvores nos trilhos, impedindo que a locomotiva seguisse viagem.
O trem partiu de Curitiba às 8h30 da manhã. Ao todo, o percurso até Morretes duraria 4 horas. O desembarque, porém, só ocorreu às 21h. "Tinha informações desencontradas. Uma hora, que tinha uma árvore. Daqui a pouco, que caiu em cima do trem. Então, isso gerou desespero", relata uma passageira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O pânico dentro dos vagões foi registrado pelos próprios passageiros. "Todo mundo muito cansado, nervoso, sem água, sem alimento", conta uma das pessoas a bordo do trem. "Com criança passando fome... nos deram três bolachas e um copinho de água", acrescenta outra.
Equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram enviadas à estação para recepcionar o grupo. Uma mulher teve uma crise de pânico e precisou ser encaminhada ao hospital, mas passa bem.
A concessionária que opera as viagens afirma que essa foi a primeira vez que um incidente meteorológico causou uma paralisação como essa no trecho turístico.
"Nós tínhamos três mil unidades de 'quick' lanches, e isso foi feito, um serviço às 9 horas da manhã, ao meio-dia e às 15 horas", diz o CEO da Serra Verde Express, Adonai Arruda.
A empresa de turismo ferroviário ofereceu hospedagem e colocou restaurantes à disposição dos usuários que ficaram presos nos 22 vagões. Vans e ônibus foram enviados para levá-los de volta a Curitiba.
As viagens pela região da Serra do Mar, neste sábado (15.jul), foram canceladas. Técnicos avaliam o estado dos trilhos onde as árvores caíram.