Estudantes de uma escola pública de Belém descobrem novo asteroide
Alunos poderão apresentar a descoberta diretamente para a NASA
Nara Bandeira
Os alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Mosqueiro, um distrito de Belém, fizeram a descoberta de um novo asteroide durante uma aula. Luis Baía, de 15 anos, foi primeiro a perceber a novidade em meio a tantas outras matérias no espaço.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os alunos tiveram a chance de escrever os nomes deles na história da astronomia. Para isso, se inscreveram no programa da Agência Espacial Americana, a NASA, que seleciona colaboradores para analisar corpos celestes que podem representar riscos ao planeta Terra. Eles receberam um treinamento e um pacote de 24 vídeos com imagens para serem observadas.
Os seis foram convidados pela NASA para apresentar a descoberta na sede da Agência, nos Estados Unidos. Em homenagem a Luís, quem descobriu, o asteroide recebeu o nome provisório de LUI0005. O professor Hélio Paixão disse estar orgulhoso:
Nós temos um período de tempo aonde os técnicos da NASA vão fazer a análise desse material e em um determinado período nós vamos ter a ratificação, e o nosso aluno poderá dar um nome verdadeiro ao seu asteroide descoberto
Luís também disse estar feliz com a descoberta:
É muita emoção, cara, logo eu, de tantas pessoas participando no mundo interio(...) eu achei um asteroide
Leia também: