Marinha intensifica fiscalização de embarcações nos rios do Pará
Com o verão amazônico e as férias escolares, o tráfego aumenta em direção às praias e ilhas da região

Thiago Barros
A Marinha do Brasil iniciou, neste sábado (1.jul), a operação Verão Amazônico para intensificar a fiscalização de embarcações e barqueiros que navegam nos rios do Pará.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com a chegada do verão amazônico e o começo das férias escolares, o tráfego aumenta em direção às praias e ilhas da região. O primeiro final de semana de julho registrou movimento intenso nos terminais hidroviários de Belém.
A expectativa da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará é que, durante julho, 100 mil pessoas passem pelo terminal hidroviário da capital, entre embarque e desembarque. Ano passado, a movimentação foi de 98 mil passageiros.
O capitão Ewerton Rodrigues Calfa detalhou como funciona a fiscalização em entrevista ao SBT. "A embarcação não pode estar super lotada. A nossas equipes vão fiscalizar a questão da superlotação. Se você é passageiro, no convés de cada embarcação tem que ter uma placa informando a capacidade máxima. As nossas equipes vão fiscalizar a questão do colete salva-vidas e outros equipamentos de salvatagem como balsas e extintores de incêndio", explicou.
Um levantamento da Marinha mostra que, entre 2021 e 2022, o número de abordagens nas embarcações aumentou em 46%. Nesse mesmo período, as notificações por irregularidades saltaram de 84 para 137.
Apesar dos números alarmantes, a presença da Marinha tem tranquilizado os turistas que passam pela região. "Quando você chega num lugar desses e vê eles fazendo essa fiscalização, pra gente, a segurança é uma das melhores coisas", opinou o radialista Alan Macedo.
"Isso ajuda a dar mais confiança para as pessoas que têm medo de se afogar ou de problemas com o barco", disse o estudante Lucca Oliveira.