Milhões de brasileiros celebram o Corpus Christi por todo o país
Tradição religiosa de confeccção de tapetes de serragem colorida foi acompanhada por procissões
Nara Bandeira
Milhões de fiéis fizeram procissões em todo o país em celebração a Corpus Christi. Os tradicionais tapetes de serragem deram colorido especial à manifestação religiosa.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em Belém, a programação começou com missa na Basílica Santuário de Nazaré. "É um compromisso com Deus com a igreja e com a gente mesmo né?", professa a dona de casa Alessandra Cristina. Os fiéis também saíram em procissão.
A celebração de Corpus Christi acontece sempre sessenta dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Na tradição católica, é a representação do dia em que Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia. " Nós veneramos o corpo e o sangue de Jesus, o pão e o vinho transformado que significa para nós cristãos salvação", manifesta o padre Lima Moreira.
Em Capanema, no nordeste do Pará, a tradição dos tapetes coloridos pelas ruas ganhou status de patrimônio imaterial e cultural do estado. Neste ano, além da serragem, materiais recicláveis deram forma aos mil e trezentos metros de tapete. "A gente utilizou materiais recicláveis no nosso tapete a gente colocou dvd, jornal principalmente e fundo de garrafa pet", explica o autônomo Vinícius Eliezer.
A tradição também foi mantida em Teresina, no Piauí. No Rio de Janeiro. E em Brasília. A celebração na Esplanada dos Ministérios começou por volta das seis da manhã.
Em Santana de Parnaíba, interior de São Paulo, mil colaboradores confeccionaram oitocentos e cinquenta metros de tapete. Os jovens da cidade também participaram do ritual. " Com meu pessoal da Crisma, isso que me motivou a galera toda junta eu já vim acho que umas duas vezes antes fazer o tapete" , diz a estudante Maria Eduarda Cirino.
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, os fiéis também puderam uma feira de doces como parte das comemorações. " Vem rezar mas também vem buscar um lanche um doce para sua família aqui ", brinca o padre Cristiano Quatrin, reitor da Basílica de Medianeira.
Leia também