G. Dias chega à PF para prestar depoimento
Polícia ouve ex-ministro do GSI no âmbito das investigações sobre atos golpistas de 8 de janeiro
Cristiane Noberto
O ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Gonçalves Dias, presta depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília na manhã desta 6ª (21.abr) sobre as imagens dele no Palácio do Planalto durante a invasão de bolsonaristas no dia oito de janeiro. O vídeo foi divulgado com exclusividade pela CNN.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ministro Alexandre de Moraes determinou na 5ª (20.abr) a oitiva do ex-ministro após a divulgação das imagens dele agindo de forma conivente com a invasão do prédio. A decisão foi no âmbito do inquérito que investiga as autoridades ligadas aos atos, mesmo que por omissão.
Na oitiva desta sexta, os policiais devem questionar Dias o motivo dele não ter reagido aos ataques. Também é esperado que o general da reserva identifique servidores que aparecem nas imagens divulgadas e que também agiram a favor dos golpistas.
No mesmo dia que o vídeo passou a circular na imprensa, na última 4ª (19.abr), a permanência dele à frente da pasta ficou insustentável. O militar se reuniu com o presidente Lula e acertaram a demissão dele.
Dias concedeu uma entrevista à Globonews e disse que chegou ao Palácio do Planalto assim que viu que os invasores tinham rompido o cordão policial. Ao ser questionado sobre interagir com os golpista, o militar afirmou que a intenção era "retirar as pessoas do terceiro e quarto andar do Palácio".