Praça da Sé, marco zero de São Paulo, é cercada por grades
Prefeitura alega revitalização da região; comerciantes dizem que medida impede acesso por moradores de rua
Gudryan Neufert
A Praça da Sé, marco zero e uma das regiões mais populares de São Paulo, foi completamente cercada por grades de segurança, nesta 6ª feira (14.abr). Policiais militares também reforçavam a segurança do local. O local abriga um dos pontos turísticos mais importantes da capital paulista: a história Catedral da Sé.
A Prefeitura alega que o objetivo é proteger a grama e revitalizar a região. "É uma reforma que está sendo feita, uma revitalização da Praça da Sé, feita pela prefeitura, para que a gente possa devolver o centro para o cidadão de bem", afirma o vice-governador do Estado, Felício Ramuth.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Já os comerciantes do centro da cidade, que apoiam a iniciativa, afirmam que as grades também impedem o acesso de pessoas em situação de rua e usuários de drogas.
Para quem frequenta o centro da capital paulista, as cenas de violência já viraram rotina. A miséria e a pandemia fizeram com que a população de rua aumentasse. Assaltos em plena calçada e ataques ao comércio da área levam insegurança para quem vive, trabalha ou apenas visita a região.
O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de São Paulo, Wilson Luiz Pinto, relata que, todos os dias, um restaurante tem sido fechado no centro da cidade, este ano. Para o empresário, as pessoas têm medo de frequentar a região.
"Tem que tocar na ferida. O problema é os drogados. Está ficando inviável. Os turistas que procuram o centro da cidade estão fugindo, não tem condições", ele destaca.
Felício Ramuth coordena as ações que pretendem revitalizar o centro da maior cidade do país. Ramuth explica que o plano de levar os usuários de drogas da Cracolândia para áreas rurais ainda não passa de uma ideia embrionária.
"Essa é uma ideia que nasceu de um pequeno grupo da Secretaria de Desenvolvimento Social. Existem muito mais questionamentos do que um caminho de fato, concreto, em relação ao que eu chamo de ideia", argumenta o vice-governador de São Paulo.
Ramuth disse ainda que o governo vem agindo em parceria com a prefeitura para aumentar a segurança no centro de São Paulo e para oferecer tratamento aos usuários.
Leia também: