Feira no Pará oferece mais de 30 toneladas de pescados com desconto
Promoção de peixes e mariscos visa garantir o prato principal do almoço de Páscoa
Nara Bandeira
Faltando poucos dias para a Páscoa, comerciantes do Pará colocaram à venda mais de 30 toneladas de pescados com desconto. A iniciativa é fruto de um acordo entre a coordenação da Feira do Pescado e os produtores locais.
"Junto com eles, nós verificamos em quanto que eles podem reduzir de custo, né? Que este ano chegou a exatos 30,7% em relação ao preço praticado no mercado", afirma o coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na balança, o equilíbrio entre o peso da tradição de não comer carne vermelha, na Semana Santa, e a necessidade do consumidor em economizar. "Está mais barato que em feira e mercado, com certeza. Aqui está R$ 65, na feira, deve estar uns R$ 100, um camarão desse", observa um comprador.
A redução nos valores é possível porque a venda é feita diretamente por quem produz, sem intermediários. "Acredito que esse ano ainda vá ser melhor do que o ano passado. Porque, justamente, ano passado estava recuperando de um momento da pandemia", pondera o empresário Enzo Feitosa.
O resultado tem sido positivo até para os vendedores de outros ingredientes que compõem o tradicional almoço de Páscoa. "Tem que ter o limão e o cheiro verde, né? Dá para arrumar o da boia, né?", diz o vendedor de limão, Maurício Cardoso.
As 30 toneladas de peixes e mariscos serão distribuídas em feiras realizadas em cinco pontos da região metropolitana de Belém, em dois dias. O evento é mais uma forma de garantir ao paraense o prato principal do almoço de Páscoa, sem quebrar o orçamento.
O Pará é o quarto maior exportador de peixe do país. E, como nesse período, a procura pelo pescado aumenta, tanto dentro quanto fora do estado, a exportação segue proibida até a próxima 6ª feira.
Bom para consumidores como Dona Dolores. Lista na mão, ela comprou tudo o que precisava para o almoço, duplamente especial, do próximo domingo. "Na verdade, é meu aniversário domingo. Eu vim comprar esses peixes para fazer um banquete para meus parentes", conta a aposentada.
Leia também: