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Brasil

A TV improvável de Águas Lindas de Goiás

Reportagem especial mostra a trajetória do canal que se tornou o porta-voz da comunidade da cidade

Imagem da noticia A TV improvável de Águas Lindas de Goiás
bastidores da TV CMN
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Numa cidade do entorno do Distrito Federal distante cerca de 55 quilômetros da capital federal, Brasília, vivem três irmãos que escolheram morar em Águas Lindas de Goiás. Ou melhor, a cidade acolheu a família que veio de Pedra Lavrada, interior da Paraíba. E foi em Águas Lindas que eles começaram a colocar em pé o sonho de ter um meio de comunicação. 

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A idéia coletiva de criar especificamente um canal de TV nasceu na mente e no coração de Gildemar, Genildo e Gustavo Silva de Macedo no ano de 2006. O insight surgiu quando numa ação voluntária de um grupo de socorro de Águas Lindas de Goiás a equipe aonde eles estavam salvou um menino que havia caído em um buraco. Nesta época a cidade ainda não tinha um grupamento de Corpo de Bombeiros, e neste socorro bem sucedido, eles fizeram imagens do salvamento. E essas imagens registradas com um celular foram distribuídas aos veículos de imprensa de Brasília. Todos os meios (televisões, jornais e sites) usaram as imagens nas matérias que tratavam do assunto. 

Com toda a repercussão eles entenderam que existia a necessidade de ter um veículo que falasse dos problemas locais, que levasse aos moradores as informações que diziam respeito a própria comunidade. E por que não aproveitar o momento de "boom" da internet e fazer uma emissora de TV pela internet? Essa era a pergunta que eles se faziam. E pensaram, um veículo de comunicação que pudesse ajudar a resolver os problemas da comunidade, um local que fosse um espaço para que os moradores tivessem como se expressar. 

Para Gildemar da Silva Macedo, "as pessoas de Águas Lindas tinham necessidade e interesse de ter acesso a informações da cidade". E a partir daí, os irmãos começaram a caminhada de ousadia para criar um veículo de imprensa. Mas talvez o principal obstáculo estava no fato de que nenhum deles era, e ainda hoje não é jornalista. Eram apenas observadores, telespectadores, consumidores de notícias que entenderam que seria possível fazer coberturas jornalísticas com temas de interesse da comunidade e com o linguajar fácil de entender.

Mesmo com esse histórico, o nascimento da TV CMN se deu em 2006. Ocupou espaço na internet, e assim começou a construção online da TV que se materializou simbolicamente num logotipo para os primeiros passos da televisão. O logotipo simples que passados 16 anos já sofreu três atualizações, mas permanece até hoje com a junção das letras CMN.

Assim, TV CMN ou Canal Municipal de Notícias, a TV de Águas Lindas de Goiás veiculada pela internet se efetivou como porta-voz da comunidade da cidade. Um canal que nasceu com a definição de ser espaço para jornalismo comunitário  genuinamente interessado em dar voz e ser a voz da população carente de Águas Lindas de Goiás. 

*Essa reportagem foi produzida com apoio do Programa Acelerando a Transformação Digital , do ICFJ - International Center for Journalists.

A TV que nasceu do sonho dos irmãos paraibanos: Gildemar, Genildo e Gustavo Silva de Macedo| Divulgação
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TV CMN: Logo atual da TV municipal de Águas Lindas de Goiás | Reprodução 

Águas Lindas de Goiás

Para entender a importância da conquista dos irmãos vale lembrar que Águas Lindas de Goiás é um dos 33 municípios que compõem o entorno do Distrito Federal formado por municípios do DF, Goiás e Minas Gerais. Eles fazem parte da RIDE, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno que tem objetivo de planejar e fomentar a geração de políticas públicas comuns e que diminuam as desigualdades dos municípios.

Águas Lindas de Goiás é uma cidade de cerca de 222 mil habitantes, que se tornou município em 1995. Antes era parte do município de Santo Antônio do Descoberto. Dizem que o nome é uma homenagem às belas nascentes e fontes d'água existentes na região. Cresceu aos poucos seguindo o grande fluxo humano proporcionado pela BR-070 (uma das saídas do Distrito Federal). A partir das margens da rodovia, diversos loteamentos foram se expandindo e o que antes era uma região de chácaras e fazendas foi se transformando numa cidade dormitório para o Distrito Federal. 

A renda per capita é de 1,7 salário mínimo. Como nas outras regiões que cercam o Distrito Federal, a violência é uma característica da cidade. Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) apontou as cidades com as maiores taxas médias de homicídios e de óbitos por armas de fogo entre 2010 e 2012.

Quatro municípios de Goiás apareceram no levantamento: Valparaíso de Goiás, na 30ª posição, Luziânia, na 34ª posição, Alexânia, em 79º, e Águas Lindas de Goiás, na 84ª colocação.

Mais recente, o Atlas da Violência 2019 (elaborado com dados de 2017 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea), mostrou as taxas de homicídios em cada um dos 310 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Taxas de homicídio acima de 10 por 100 mil habitantes são consideradas pela ONU como indicador de violência epidêmica. Águas Lindas de Goiás apresentou uma taxa de 43,8.

Mas para os irmãos Macedo a motivação em criar um meio de comunicação nascia da observação que os moradores de Águas Lindas de Goiás só recebiam informações dos jornais impressos de Brasília, como o Correio Braziliense e o Jornal de Brasília ou dos Telejornais locais das TVs do Distrito Federal. 

"Na época eu vi a necessidade em ter informação da cidade, os jornais que circulavam só traziam propaganda e assuntos políticos. E as pessoas queriam saber do dia a dia e dos casos policiais que aconteciam na cidade", diz Gildemar da Silva Macedo.

O começo foi tímido, uma câmera e muita boa vontade em transformar os fatos em notícias de interesse para o povo de Águas Lindas. "Quando a população reconheceu a TV CMN como um veículo de comunicação tivemos a certeza que já nos enxergavam como jornalistas. As pessoas começaram a buscar conteúdos no site, no dia a dia e a TV CMN era falada nos mercados, dentro dos ônibus com as pessoas indo pro trabalho e comentando as matérias e falando do nosso trabalho", disse Genildo Macedo.

E foi assim, aos poucos, que foram construindo a TV e passaram a entender que havia aceitação como órgão jornalístico quando colocaram uma plotagem no carro (que era de uso pessoal) com o logotipo: TV CMN estampado no veículo. Chamava tanta atenção, que por onde eles passavam provocava alvoroço.

"Era um grande sucesso, e logo no primeiro dia com esse carro nas ruas da cidade as pessoas olhavam e gritavam "Olhem o carro da TV CMN", relembra um saudosista Gildemar da Silva Macedo, e isso, era como um sinal de que estavam no caminho certo. 

Águas Lindas de Goiás tem cerca de 222 mil habitantes e se tornou município em 1995| Commons Wikimedia

O crescimento da TV CMN

A internet dá espaço para essas oportunidades. Conseguir criar uma TV online pode não ser fácil mas é possível. E assim foi feito, o site dos irmãos Macedo também contou com a colaboração de entusiastas, e Fábio Luiz é um deles que mesmo sem ser responsável pela emissora foi importante na implementação. Ele sempre ajudou na área técnica, começou como editor de imagens e designer, e até hoje, apesar de não estar mais na TV, mantém o olhar com imenso respeito e orgulho em ver como a TV CMN se tornou  importante na cidade. 

Fábio Luiz chegou na equipe quando ainda era estudante de computação gráfica, ficou encantado com a proposta da TV e teve a responsabilidade em fazer as edições dos vídeos. Podemos definir como sendo edições limpas e simples até que um vídeo sobre o flagrante da prisão de pedófilo  viralizou, e hoje o vídeo com a matéria já tem 1 milhão de visualizações.

Fábio chegou a repaginar o logotipo da emissora e também ajudou na  criação do Portal na internet. Ele conta que no ano de 2012, com o site já  criado, os acessos acontecendo e todas as coisas caminhando bem   houve um ataque hacker que derrubou o site. Sem conhecimento técnico  suficiente e na falta de investimento em tecnologia de segurança para ter  proteção a TV CMN foi prejudicada e perderam materiais, acessos e  engajamento.Depois do ataque começaram do zero mais uma vez. 

Fábio Luiz não foi só editor do site, ele também é morador da cidade, e  tem opinião formada sobre a TV CMN, segundo ele "a TV representa um jornalismo responsável e confiável onde os fatos são apurados para que as notícias sejam repassadas com credibilidade em uma linguagem simples e objetiva". Essa é a chave.  

Ao levar ao ar notícias da cidade, a TV CMN abre espaço para que a comunidade possa cobrar ação das autoridades, além de levar informações  relevantes para os cidadãos.

Para ele, talvez o  auge do trabalho dele como editor de imagens na TV CMN tenha sido com a matéria investigativa que mostrou maus-tratos contra os doentes e idosos em num abrigo em Águas Lindas. Após um mês de  investigações e só com a comprovação das denúncias a matéria foi ao ar. E foi ao ar com imagens exclusivas e impressionantes que a equipe da TV conseguiu. As imagens eram tão fortes que repercutiu em todo o Brasil. 

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Fábio, no início da TV CMN. O designer e editor foi o responsável pelo vídeo sobre maus-tratos no abrigo | Divulgação

Casa dos Horrores

Chamada "Casa dos Horrores" essa matéria é um marco na história da TV CMN. Foi um trabalho que teve um impacto tão grande que repercutiu em todo o Brasil. E com uma característica especial. Tudo começa com o comerciante Orisvan Araújo, vizinho da clínica. Ele ficou sabendo dos desmandos e maus-tratos que aconteciam na clínica. Na época, a primeira reação que teve foi se perguntar: como poderia ajudar? 

Orisvan pensou que só chamar a polícia não resolveria o problema. Considerou que a denúncia de maus-tratos de idosos e deficientes mentais internados na clínica tinha que chegar antes num veículo de imprensa. Foi assim, movido pelo interesse de ver a solução para o problema, que ele procurou a equipe da TV CMN. Ele já acompanhava o trabalho da TV, sabia que o foco da cobertura jornalística era a cidade de Águas Lindas e entendeu que esse era o canal ideal para obter ajuda.  

Mal sabia Orisvan que o trabalho da TV CMN ia repercutir de tal forma que o assunto ia ocupar espaço na imprensa brasileira. Ao receber a grave denúncia, a equipe da TV CMN teve o cuidado de procurar o Ministério Público, relatar o problema e ter acesso a imagens que comprovavam a denúncia. Como resultado prático o Tribunal de Justiça de Goiás afastou os funcionários do abrigo que foram presos e determinou que a Prefeitura da cidade assumisse a responsabilidade pelo abrigo. 

Em termos jornalísticos para a TV CMN repercutiu de forma exponencial. Os créditos "Imagens cedidas pela TV CMN" correram o Brasil. E não foi só isso que serviu para dar visibilidade à aquele pequeno veículo de Águas Lindas de Goiás . Palavras que foram estampadas nos principais jornais e faladas nos telejornais do Brasil. Era o ano de 2014.  

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Maus-tratos no abrigo: imprensa nacional repercutiu o caso descoberto pela TV CMN | Reprodução

Jornalista veterano

Aliás, na área jornalística dar o crédito a quem de direito nos remete ao veterano jornalista Carlos Leal. E ele foi e é um mestre que encontrou algo especial nos irmãos da TV CMN. Carlos Leal colabora com a equipe da TV CMN desde 2010. Ele os conheceu através das transmissões da TV. E  foi assim, depois de conhecer a TV CMN como espectador, que Leal viu que ali havia algo de especial. Aqueles jovens que mesmo sem ter uma formação acadêmica em jornalismo demonstravam potencial.

O jornalista veterano enxergou a importância da TV quando viu que com mais de 60 mil acessos diários havia relevância no trabalho. Ele viu que a equipe fazia tudo com sacrifício, sem conhecimento jornalístico e com dificuldades de toda ordem, desde as físicas e como as de conteúdo, bem como também financeira. E se dispôs a ajudar.

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Equipe da TV CMN: Fábio Luiz, Gildemar, Carlos Leal e Genildo | Divulgação TV CMN

Leal é jornalista das antigas: fez assessoria de imprensa, trabalhou em rádio e televisão, chegou a fazer parte do jornal Última Hora versão editada em Brasília. No relacionamento com os irmãos, percebeu que na humildade, todo o material produzido por eles mesmo quando cedido para outros órgãos de imprensa não levava o nome deles. Por isso, podemos dizer que a colaboração de Carlos Leal em 2010 foi um divisor de águas. Pelo simples fato de sugerir e implantar que todo material cedido para imprensa deveria ter o crédito nas imagens. Fossem fotos ou vídeos deveria identificar eles como autores. 

Mas havia um receio por parte do Genildo Macedo que ao colocar os créditos, os veículos de imprensa iam deixar de publicar ou veicular as matérias por eles produzidas. O resultado foi diferente, mesmo tendo que  selar as imagens com os créditos não houve reação negativa, os meios de comunicação aceitaram e entenderam a importância para eles de veicular o nome da TV CMN. 

Leal conta que no dia que as palavras: "imagens TV CMN" foram veiculadas pela primeira vez nos telejornais da noite que passavam em Brasília, eles viveram um momento de êxtase e orgulho e eles acompanharam reunidos em família. 

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A partir de 2010, todo material cedido para imprensa tem o crédito da TV nas imagens | Reprodução/ TV CMN
Emissora usa imagens da TV CMN para mostrar forte redemoinho na cidade, em outubro de 2021| Reprodução

A participação de Carlos Leal no site da TV CMN sempre se deu em vários níveis, desde a orientação editorial com sugestões de melhorias no site mas também com criação de quadros como o que buscava ajudar as pessoas da  cidade: "Faça o Bem, Olhando a quem" e passando pela correção gramatical. Mas é fácil entender que a principal característica seja ajudá-los a encontrar a melhor forma de contar as histórias sempre respeitando o estilo pessoal de cada um. 

Eles narram vídeos, escrevem as notícias, fazem transmissões ao vivo, fazem publicações nas plataformas digitais no estilo deles, e da forma que o público alvo entende. 

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Equipe fundadora da TV CMN: Fábio, Leia Cruvinel, Gustavo, Gildemar, Genildo e Carlos Leal | Divulgação

Carlos Leal hoje tem 72 anos, mora num sítio no interior de Minas Gerais para onde a pandemia o empurrou. Mesmo distante continua presente no dia a dia da equipe e sempre que pedem, ele ajuda na revisão de um ou outro texto. E juntos, Leal, Gildemar, Genildo e Gustavo sonham em colocar em prática a idéia de produzir uma mini novela para ser gravada em Águas Lindas, será um seriado policial que já tem nome: "GPTA_CA  ou  Grupamento de Policiais Treinados para Combate Avançado". 

O sonho já está no papel e conta com pelo menos 4 episódios roteirizados. A inspiração vem das histórias reais vividas e relatadas nas coberturas jornalísticas da TV ao longo de todos esses anos. Planos não faltam. Com saudosismo e respeito, Leal diz:

"A TV CMN tem a memória da cidade, todo crescimento, tudo da Barragem, da violência e como espaço autêntico para a população se expressar. E mais, pelo trabalho de todos esses anos conquistou credibilidade que não se compra, se conquista", afirma o veterano Carlos Leal. 
 

Jornalista novato 

Para aqueles que estudam jornalismo costuma ser objetivo profissional ingressar num veículo de comunicação. No processo de formação durante os estudos é comum buscar referências, conhecer órgãos de imprensa, saber como se mantém e estudar a identidade editorial dos veículos de comunicação. Quando se tem conhecimento que no Entorno do DF existem três irmãos que conseguiram viabilizar uma TV online há o natural interesse em saber como eles criaram e viabilizaram a TV. 

Em 2013, o impacto dessa história levou o universitário Raul Trindade dos Santos a produzir um documentário como TCC de encerramento do curso de Jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Intitulado: "Águas Lindas na TV: A história de improviso e vontade da TV CMN", o vídeo apresenta os irmãos e o funcionamento da TV CMN. 

Ali, em 20 minutos se tem o registro da história que os personagens principais: Gildemar, Genildo e Gustavo passaram a construir no ano de 2006. Na simplicidade das palavras, Gustavo Macedo revelou que mesmo sem formação profissional em jornalismo e com a conclusão do antigo 1º grau, eles estão fazendo um trabalho de responsabilidade. 

"Ninguém tem faculdade, e às vezes, escrevemos errado, mas corrigimos", mas o principal é que para publicar temos que "ter a veracidade do fato", diz Gustavo Macedo. 

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Documentário do UniCeub: "Águas Lindas na TV: A história de improviso e vontade da TV CMN" | Reprodução 

É possível entender que ser jornalista sem ter a formação tradicional tem suas características e especificidades. Gustavo Macedo acredita que a vocação pela cobertura jornalística é o que move cada um deles. "Estar sempre ligado" é o sentimento mais próximo da realidade. Além disso, eles estão em constante aprendizado. Veicular as matérias, redigir as notícias, fazer transmissões ao vivo eles fazem e já faz tempo...E o que vemos é que até os dias de hoje há uma busca constante de conhecimento e aprendizado  e isso, eles adquirem observando e conhecendo o trabalho dos profissionais da imprensa. 

Eles pesquisam o que os jornais, sites e TVs estão fazendo, procuram assistir o trabalho dos outros, conhecer como cada emissora e cada jornal cobre os fatos. E sempre foi assim, uma busca constante de aprendizado  com profissionais renomados. Observar o que estão fazendo no dia a dia  que eles podem se espelhar para fazer o melhor.
 
Relevância

Ao longo de todos esses anos foi possível perceber que a relevância da TV CMN também pode ser medida pela frase que era repetida pelo ex-prefeito Geraldo Messias de Águas Lindas de Goiás. Ele dizia: "Não tenho problema de sair nas emissoras grandes, mas se sair na TV CMN todo mundo vê".  

Aliás, os irmãos Macedo tiveram conhecimento que fazer um jornalismo sério e responsável demanda algumas decisões difíceis. E uma delas foi aceitar apoio financeiro por um tempo em forma de patrocínio da Prefeitura. Com certeza essa fase não foi um bom momento. Houve um cerceamento de temas que poderiam ser abordados. E essa pressão política de toda ordem prejudicava o jornalismo comunitário e de interesse popular que a TV havia se comprometido a praticar. 

A partir do momento que eles tinham a cobertura jornalística com  restrições que os impediam de mostrar os reais problemas da cidade foi  ficando difícil manter esse relacionamento. E o casamento da TV com a prefeitura foi desfeito. Mas porque esse patrocínio? Por que o site precisava se manter, se sustentar. Desde o início, a dependência financeira sempre foi e continua a ser o principal problema, fazer jornalismo custa caro e há o custo de tecnologia já que a evolução técnica de equipamentos é exponencial.

Ao longo dos anos com humildade e perseverança os irmãos foram construindo uma rede de relacionamentos. Conquistaram a confiança e o respeito de muitos profissionais estabelecidos. Eles passaram de admiradores a colegas de profissão. Uma jornalista que conviveu com a equipe da TV CMN desde o início e tem uma história de relacionamento com eles, Francis Rodrigues, relembra que estava como repórter local de televisão em Brasília, quando teve oportunidade de cobrir jornalisticamente todo o entorno do DF e em muitas oportunidades Francis estava nas mesmas coberturas que a TV CMN. 

Atualmente ela já está fora da cobertura nas ruas mas reconhece que "o papel da TV CMN sempre foi e é trabalhar voltada exclusivamente para sua vocação: a comunidade local de Águas Lindas". E Francis acrescenta que "além de estar em cima da notícia na hora em que ela acontece, as equipes fazem um trabalho colaborativo com a imprensa vizinha de Brasília. Ela reconhece e testemunha.

"Quando era repórter, só consegui, muitas vezes, fazer a reportagem completa por causa do perfil colaborativo da emissora. Sempre nos forneciam imagens e informações precisas e de forma rápida, assim conseguíamos chegar no local do fato e concluir a reportagem. Sou muito grata pelas inúmeras vezes em que eles me ajudaram na tarefa diária de informar tudo que acontecia no DF e entorno", atesta Francis Rodrigues. 

Outro veterano na cobertura dos temas locais em Brasília, o repórter cinematográfico Rogério Silva, está acostumado a cobertura jornalística na capital da República, transita bem nos três poderes e em todo o Distrito Federal. Rogério é um entusiasta da TV CMN. Sempre que possível ele os ajuda, orienta e troca informações. Para ele: "ter um meio de comunicação da própria cidade levando a informação que interessa a comunidade e com o olhar dos moradores tem grande valor". 

Para as emissoras de televisão de Brasília a TV CMN ajudava e ainda ajuda  na produção de matérias. Eles cedem imagens sem custo, sem cobrar mas é preciso dar o crédito: "imagens TV CMN". Para as emissoras e jornais do DF e de Goiás nem sempre era possível deslocar equipe para a cobertura do fato antes de ter a certeza da apuração e do que conseguiriam de imagens, e aí encontravam a parceria da TV CMN.

A produtora de TV, Bianca Fragoso, sabe da importância do trabalho deles. Ela sempre fazia contatos e tinha resultados positivos. "A TV CMN colaborava passando informações, contatos de fontes, personagens e imagens relevantes de assuntos factuais de Águas Lindas (GO). A equipe costumava nos avisar das ocorrências, na hora em que aconteciam, além de nos ceder material, como vídeos, fotos e dados", destaca Bianca. 

E acrescenta, "muitas vezes conseguimos divulgar as pautas com exclusividade porque a TV CMN captava e enviava as imagens com agilidade, o que colaborava muito com a produção do jornal, que começava por volta de 12h". Bianca reforça que o trabalho da TV CMN extrapola o simples registro dos fatos, "como não há imprensa em Águas Lindas, a TV CMN é essencial para a divulgação do que acontece na região. Acredito que eles são a voz dos moradores da cidade".
 
Deserto de notícias

Estudos apontam que existem municípios brasileiros que são considerados desertos de notícias. São aqueles municípios que não dispõem de informação jornalística local e em números de hoje cerca de 5 em cada 10 municípios brasileiros estão nessa condição. Na verdade são pelo menos 2.968 cidades onde vivem 29,3 milhões de pessoas o que corresponde a 13,8% da população brasileira no deserto de notícias.

Mas Águas Lindas, no centro-oeste do país podemos considerar ser quase um deserto de notícias, já que tem um ou dois veículos de comunicação. Além da TV CMN, consideramos a TV Entorno e sites como www.agualindasnews.com.br e www.jornalonlinenossavoz.com que buscam levar registrar as notícias da cidade. 

E como acontece nos dias de hoje há a tendência de informações locais e específicas da cidade estarem presentes nas páginas de redes sociais de populares. É neste contexto que há importância na resistência da equipe da TV CMN em construir um órgão de imprensa que retrate e veicule notícias locais e do Entorno. Notícias que de alguma forma impactam  no dia a dia dos moradores. Já são 16 anos nessa luta. Tem momentos que avançam, sonham e outros que praticamente  reduzem o ritmo de trabalho mas não desistem jamais.

Foi assim que construíram a TV online, chegaram a ter uma versão impressa, criaram o site e buscam permanecer na essência da cobertura jornalística da cidade. Quando veio a pandemia as dificuldades aumentaram. E como solução concentraram esforços em transmissões ao vivo através do Instagram e do Youtube. Essa mudança fez com que trabalhassem mais com postagens que mostravam flagrantes de câmeras de segurança e a cobertura de assuntos de interesse da comunidade.    

Concorrência

Trabalhar na TV CMN por um período inspirou o repórter Emanuel Diniz a ter a própria emissora. Em 2014, nasceu o embrião da TV Entorno, tinha o nome de TV N, mas foi só em 2018 que nasceu a TV Entorno como é hoje. E assim, ela se tornou a concorrente mais próxima da famosa TV CMN.

Mas a TV Entorno tem diferenças. Atua em Águas Lindas de Goiás, mas como o próprio nome diz busca ampliar o foco para outras cidades vizinhas do Entorno de Goiás como Santo Antônio do Descoberto.

A TV Entorno percorre o caminho de ser uma WebTV interativa e de prestação de serviços. Formada por uma equipe jovem que conta com um jornalista profissional, três repórteres comunitários  que estão dando os primeiros passos na profissão  e um produtor especialista em Marketing e Design visual.

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TV Entorno: uma WebTV interativa e de prestação de serviços | Reprodução

O produtor Rodrigo Alan Nepomuceno diz que o trabalho forte da TV Entorno se estrutura com as redes sociais e principalmente na maneira de se chegar ao público: "o que queremos é levar a notícia de um jeito que as pessoas entendam". Hoje eles sentem a repercussão no trabalho como positiva, e percebem isso no dia a dia quando as pessoas procuram a TV para relatar problemas locais e que quando as matérias ou notícias nas redes da TV Entorno vão ao ar há resposta do poder público. 

Possuem uma Fan Page no Facebook que tem mais de 25 mil inscritos. No Instagram trabalham para que seja o veículo de levar ao ar os bastidores da TV e das reportagens que fazem e atualmente já tem mais de quase 13 mil seguidores. O Youtube ainda está engatinhando e até o momento tem 10 mil inscritos.

A TV Entorno também vai na escola iniciada pela TV CMN e se dispõe a ajudar os meios de comunicação tradicionais. Sempre que acionados cooperam com informações ou imagens e recebem o devido crédito e isso é a estratégia para reforçar a marca da TV. Numa estrutura que ainda é pequena a TV Entorno conta com parcerias e publicidade para sobreviver.

Rodrigo Nepomuceno e Emanuel Diniz, que estão no comando da TV, também verificaram que o crescimento da emissora nos últimos anos se deu em função da pandemia. Mas foi com a cobertura do Caso Lázaro que chegou a mais de 500 mil visualizações com o acompanhamento do desenrolar da fuga e captura de Lázaro perto de Águas Lindas de Goiás que durou 20 dias.

Animados com os resultados os jovens da TV Entorno estão construindo um Estúdio que vai servir para a TV e também para a produção de Podcast. Os mentores da TV Entorno tem pressa e tem sonhos. A pressa é em encontrar uma definição melhor para o trabalho que fazem, ou como ressalta Rodrigo Allan Nepomuceno "somos uma TV online prestadora de serviços mas ainda estamos buscando uma frase que nos defina melhor".  

Diante de tudo isso, Genildo Macedo, da TV CMN sabe que "eles são concorrentes, mas não são adversários". E Rodrigo acrescenta "somos concorrentes que se dão bem" e em alguns momentos somos parceiros.   

Leia mais sobre o Caso Lázaro:

+ Lázaro Barbosa: especial mostra 'caçada' ao assassino em série

Criatividade para enfrentar dificuldades

Steve Jobs, criador da marca mais valiosa do mundo, a Apple, disse que "criatividade é a arte de conectar as idéias". Mas a gente sabe que quando se lida com a escassez, muitas vezes a solução será responder com criatividade, conectando as idéias para que se resolva um problema. E ser criativo quando não se tem dinheiro, tecnologia e ferramentas leva a procurar conexões. E a TV CMN tem um exemplo da junção da necessidade com criatividade. Eles criaram uma grua móvel (um carrinho móvel que transporta uma câmera para registrar imagens em movimento). Essa grua, não é uma grua qualquer. Uma grua feita com um chão de ônibus e tubos de ferro para ser usado em gravações. 

É o pensar grande. A visão de um sonho em ter uma sede da TV CMN que levou ao desenho da futura sede da TV CMN. Design em 3D com todos os elementos formando um espaço para redação, transmissão e trabalho com direito ao orgulho estampado no Logotipo da TV CMN no alto do prédio. E que esse símbolo possa ser visto de longe. É o pensar grande. 

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Gravação da TV com a grua móvel feita com chão de ônibus e tubos de ferro | Divulgação/ TV CMN
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 Projeto em 3D detalha como será a futura sede da TV CMN | Divulgação 

Estação Sonhador 

Como reunir um bando de voluntários, moradores da cidade, na aventura de rodar um filme. O título: "Estação Sonhador". E a idéia era mostrar um outro lado da cidade de Águas Lindas de Goiás, "provar que era possível transformar uma cidade violenta, numa cidade com cultura", disse Gil de Macedo, produtor do filme.

Gastos financeiros acabaram por paralisar as filmagens do roteiro escrito por Eduardo Sheiki. O orçamento do filme na época, ano de 2012, estava estimado em um gasto de 60 mil reais, mas as filmagens tiveram que parar porque só conseguiram captar 10 mil reais. Tentaram algumas ações de marketing como a venda de produtos personalizados, mas não foi suficiente para terminar as gravações.

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Cartaz do filme "Estação do Sonhador", paralisado por falta de orçamento | Divulgação 
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Bastidores das gravações. Filme queria mostrar o lado cultural da cidade conhecida pela violência| Divulgação

Minissérie

E o sonho de participar de festivais de cinema no Brasil e no Exterior foi adiado. É o pensar grande. Gravar o filme já é coisa do passado, agora pensam em viabilizar a produção de minisséries.

A parceria com o jornalista Carlos Leal que sempre deu a mão na construção da TV existe, e já tem roteiros de pelo menos quatro episódios da minissérie "Grupamento de Policiais Treinados" que retrata estórias inspiradas na realidade crua e nua de Águas Lindas. É o pensar grande.

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Já estão prontos os primeiros roteiros da minissérie "Grupamento de Policiais Treinados" | Divulgação 

Futuro

A equipe da TV CMN tem urgência. Eles tem a preocupação em acompanhar o desenvolvimento tecnológico e estarem preparados para mudanças que impactam na veiculação de notícias e a explosão das redes sociais. E sabem também que para  ter sustentabilidade precisam encontrar um modelo de negócios viável que transforme um canal local em um veículo que consiga manter financeiramente a cobertura jornalística. 

Eles acreditam que o funcionamento da redação passa pelos meios tradicionais: busca de patrocínio e venda de espaço publicitário. Em tempos de Redes Sociais há cada vez mais necessidade de se fazer notar e criar uma marca sólida e que desperte interesse e engajamento. 

Nas Redes a TV CMN está bem posicionada com mais de 62 mil inscritos no canal do Youtube onde o forte são os vídeos das matérias, shorts com destaques da cobertura e agora também  com  um programa de assinatura,  membresia para ajudar a financiar o canal. 

Já o Instagram tem sido um canal de divulgação das notícias, mas também aonde conseguem ainda que de forma simples fazer do espaço uma vitrine de lojas e comércio da região a venda de espaço publicitário e parcerias comerciais são importantes para ajudar na manutenção da operação da TV CMN. Já são 48 mil seguidores no Instagram. 

O Facebook é a rede com maior número de seguidores: 75  mil. No Tik Tok apesar de ainda não investirem em postagens com frequência reúnem  mais de 30 mil seguidores. O vídeo do salvamento de um bebê pela Polícia Militar de Goiás tem  mais de 4 milhões de visualizações. Eles já planejam criar em breve um Podcast para fazer o que gostam: levar ao ar as histórias de uma cidade e de seus moradores.  

No fundo, a TV CMN espalha inspiração a outras iniciativas  que levem a criar e manter uma cobertura local diferenciada por ter o foco no município. Ajuda a pensar que é possível também para outros municípios ter projetos semelhantes para que não fiquem sem cobertura jornalística. 

Confira um vídeo sobre o trabalho da TV CMN:

+ Motorista é flagrado dirigindo ônibus sem para-brisa e usando capacete

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