Publicidade
Brasil

PRF apreende caminhão com quase 15 toneladas de excesso de peso

Carreta carregava grãos de milho e foi flagrada na BR 101, na Bahia. Prática pode causar acidentes.

Imagem da noticia PRF apreende caminhão com quase 15 toneladas de excesso de peso
PRF apreende caminhão com quase 15 toneladas de excesso de peso
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Rodoviária Federal informa que agentes flagraram um caminhão com 14,5 mil quilos acima da capacidade permitida, na noite de 5ª feira (30.mar), no Km 174 da BR 101 em Feira de Santana, na Bahia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A corporação afirma que policiais realizavam fiscalização de trânsito quando avistaram um caminhão acoplado a dois semirreboques com características "evidentes de excesso de peso". Episódio acarretou a ordem de parada pela PRF.

O caminhão, que transportava grãos de milho, foi conduzido para pesagem em balança, que apontou 71,56 toneladas (tara+lotação), apresentou quase 15 toneladas a mais que o permitido, informa a Polícia. A capacidade máxima do veículo era de 57 toneladas. 

Acima de 1000 kg de excesso, a infração é punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado. O caminhão flagrado teve multa de natureza gravíssima.

A Polícia informa que o caminhão foi retido no pátio da PRF e só será liberado após transbordo da mercadoria excedente.

Perigo do excesso de peso

Segundo a PRF, muitas empresas acabam colocando toneladas de excesso de peso nos caminhões para obter mais lucros, ajustando, inclusive, as carrocerias para carregar mais mercadorias.  Essa prática, de acordo com a Polícia, favorece acidentes.

"O caminhão sobrecarregado tem sua velocidade reduzida, que compromete a dirigibilidade e dificulta manobras, tornando maior o perigo de colisões e tombamento de carga", informa.

"Estudos apontam que o excesso de peso diminui em 50% a vida útil das estradas. Os danos causados ao pavimento deixam trilhas de rodas ou afundamento do asfalto, que interferem na dirigibilidade de veículos de passeio, como automóveis e motocicletas", aponta a PRF.

Além disso, a conduta causa desgaste mais rápido nos veículos, principalmente nos pneus, suspensão, feixes de mola e até empenamento do chassi.

+ Temporal no Rio de Janeiro deixa ruas alagadas e provoca duas mortes

+ STF derruba direito a prisão especial a pessoas com diploma de ensino superior

+ Receita Federal institui nota fiscal eletrônica para transações com ouro

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade