Temporal deixa cerca de 4 mil famílias desabrigadas no Acre
Trechos interditados na BR-364 impedem o tráfego e prejudicam o abastecimento da região

Samira Benolliel
A chuva forte que atingiu o Acre, na madrugada de 5ª feira (23.mar), fez o rio que leva o nome do estado transbordar. O nível da água passou da cota de inundação de 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, choveu mais da metade do esperado para todo o mês de março - quase 200 milímetros. O temporal deixou cerca de 4 mil famílias desabrigadas. Alguns moradores tiveram que deixar suas casas, às pressas, com o pé na água ou em pequenos barcos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A chuva também prejudicou o tráfego na BR-364, que liga Rio Branco a Porto Velho. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, há pelo menos 4 trechos parcial ou totalmente bloqueados.
Cinco voos para a região também foram cancelados. Os passageiros devem entrar em contato com as companhias aéreas para reprogramar os voos.
A Prefeitura de Rio Branco informou a liberação de R$ 5 milhões para os desabrigados. O prefeito Tião Bocalom está em Manaus para uma reunião do Conselho Administrativo da Superintendência da Zona Franca, com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
Bocalom diz que tenta articular mais recursos com o Governo Federal. "A gente vai levar também o problema para ele, do que está acontecendo lá. A gente está tomando todas as providências para amenizar o máximo possível os impactos de um acidente tão grande como esse que, infelizmente, não é da vontade de ninguém", afirmou o prefeito.
Leia também: