Exclusivo: criminosos exibem armas durante festa em comunidade do Rio
SBT Rio teve acesso a vídeos que mostram bandidos armados no "baile da escolinha", no Complexo do Alemão
SBT News
A equipe do SBT Rio teve acesso a imagens exclusivas de criminosos armados durante uma festa noturna na comunidade da Fazendinha, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Para preservar os moradores da região, os dias em que os vídeos foram gravados não serão informados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nas imagens, é possível ver o momento em que os bandidos atiram, com fuzis de guerra, para o alto por mais de 30 segundos durante o evento, que ocorre próximo a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).
De acordo com fontes envolvidas na investigação, os bailes acontecem toda semana e são promovidos pelos traficantes Edgar Alves de Andrade, o Doca, e Wilton Carlos Rabelho Quintanilha, mais conhecido como Abelha. O traficante "Abelha" ficou conhecido após sair pela porta da frente do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, mesmo sendo considerado um bandido de altíssima periculosidade e com mandados de prisão pendentes.
Questionada, a Polícia Civil disse que monitora a ação dos criminosos por meio de ferramentas de investigação, além de pedir as prisões ao poder judiciário.
Em nota, a Polícia Militar informou que está ciente dos vídeos que circulam nas redes sociais e está definindo uma estratégia de atuação no perímetro.
"As unidades da Corporação, assim como a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), atuam regularmente para coibir a realização de eventos não autorizados", diz a nota.
O órgão afirmou ainda que as unidades da Corporação seguem planejamento prévio e protocolos técnicos para atuar em comunidades, tendo como preocupação central a preservação de vidas.
Sobre a região:
Com uma população de cerca de 180 mil habitantes, o Complexo do Alemão, hoje, é formado pelas comunidades de Nova Brasília, Reservatório, Alvorada, Morro das Palmeiras, Casinhas, Fazendinha, Canitá, Pedra do Sapo, Mineiros, Morro do Adeus, Morro da Baiana, Matinha, Grota (também chamada de Joaquim Queiroz) e Morro do Alemão.
Confira a reportagem do SBT Rio sobre a exibição de armas em festa da comunidade: