Publicidade
Brasil

Pomadas capilares: Anvisa define pomadas capilares que podem voltar ao mercado

Agência autoriza a volta de uma lista restrita; investigações seguem

Imagem da noticia Pomadas capilares: Anvisa define pomadas capilares que podem voltar ao mercado
Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos
• Atualizado em
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) definiu uma lista de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, autorizadas a voltar ao mercado. Veja aqui a lista completa

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

 A investigação permanece em curso, mas o trabalho técnico já identificou que a maioria dos produtos que causou efeitos adversos oculares graves apresenta altas concentrações da substância Ceteareth-20. 

Ele é usado em formulações cosméticas, onde atua como agente emulsionante. No entanto, observa-se que a maioria dos produtos que causou efeitos adversos oculares graves apresenta altas concentrações de Ceteareth-20, o que justificou a exclusão dos produtos que contenham até 20% da substância na sua formulação da medida cautelar vigente.  

A Anvisa já cancelou a autorização de 635 produtos por motivos como uso de ingrediente não autorizado ou fora do limite, ausência de declaração do responsável técnico da empresa e não apresentação de estudos e testes solicitados.

A decisão inicial de interdição cautelar de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos foi adotada devido ao crescente número de relatos de casos de eventos adversos graves notificados à Anvisa e à aproximação das festas de Carnaval. Nessas festividades, o uso de penteados tende a aumentar, portanto, fazia-se necessária a adoção de medidas sanitárias efetivas e urgentes para que não ocorressem novos surtos de intoxicação ocular.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade