Publicidade
Brasil

Subcomandante de operação em reserva Yanomami é criticado por indígenas

General Marcelo Zucco virou alvo após acompanhar senador Chico Rodrigues em visita não autorizada

Imagem da noticia Subcomandante de operação em reserva Yanomami é criticado por indígenas
Marcelo Zucco
• Atualizado em
Publicidade

O indígena Júnior Hekurari afirmou que o general Marcelo Zucco, subcomandante da operação conjunta das Forças Armadas na reserva Yanomami, tentou constranger os indígenas ao chegar à base de Surucucu acompanhado do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), na última 2ª feira (20.fev). 

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena contou ao SBT News que o militar e o parlamentar ingressaram na Unidade Básica de Saúde sem consultar os profissionais que faziam atendimento dos indígenas. O presidente do conselho Yanomami ressaltou que o tom usado pelo general foi de ameaça contra a comunidade.  

"O tom foi de ameaça, de agressão. Onde os pacientes internados fugiram de medo", declarou. Conforme Hekurari, o general teria dito aos indígenas que o local é território nacional e que ele não precisava de autorização da Fundação Nacional do Índio (Funai) para circular na reserva com o parlamentar.  

O senador Chico Rodrigues, que ficou conhecido nacionalmente por ser flagrado pela PF com mais de R$ 30 mil na cueca, não é bem-vindo na reserva Yanomami. Entre os indígenas, ele é reconhecido como defensor dos garimpeiros que atuam de forma ilegal na reserva. O parlamentar preside a Comissão Externa Temporária criada na semana passada pelo Senado. Dos cinco integrantes titulares, três parlamentares são de Roraima declaradamente identificados com a ação do garimpo. 

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que é vice-presidente da comissão externa, disse nesta 4ª feira (22.fev) ao SBT News que a viagem de Chico Rodrigues na área da reserva não teve legitimidade, porque ele não foi acompanhado de nenhum secretário ou consultor da comissão do Senado. 

Na 3ª feira da semana que vem, Eliziane Gama e senador Humberto Costa, do PT-PE, devem se encontrar com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e discutir a formação polêmica entre os integrantes do colegiado. Uma das possibilidade é destituir Chico Rodrigues do cargo de presidente da Comissão Externa ou esvaziar o colegiado e formar outra comissão que, de fato, tenha como foco a proteção dos Yanomami.  

Após o decreto de emergência assinado pelo presidente Lula, as Forças Armadas criaram um comando conjunto - Exército, Marinha e Aeronáutica - para atuação na reserva Yanomami. O general Marcelo Zucco, é o subcomandante da operação conjunta. O SBT News procurou a assessoria do general Marcelo Zucco sobre as críticas dos indígenas, mas não obteve retorno.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade