Imperatriz Leopoldinense é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro
Escola encerrou um jejum de 22 anos sem conquistar o primeiro lugar
Rafaela Vivas
Com 269, 8 pontos, a escola Imperatriz Leopoldinense se consagrou a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2023. Com o enredo "O aperreio do cabra que o excomungado tratou com má-querença e o santíssimo não deu guarida" a agremiação contou a história de Lampião, através da literatura de cordel. A comunidade de Ramos defendeu que Virgulino Ferreira não era nem herói nem vilão e por meio de cores e alegorias, apresentou o Nordeste com destaque para o sertão e o semiárido.
A verde e branca de Ramos, não ganhava o carnaval desde o ano 2000. O carnavalesco Leandro Vieira, já teve dois títulos na Mangueira e agora celebra o nono título da Imperatriz. Leandro retratou a vida e a morte do jagunço, barrado no inferno e no céu, à luz da cultura do cordel e num nordeste multicolorido que levantou o Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A escola foi a quarta e entrar na avenida nesta 2ª feira (20.fev) e trouxe entre os destaques a presença da única filha de Lampião, Expedita Ferreira, no último carro da Imperatriz Leopoldinense.
A bateria comandada por Mestre Lolo brincou com os ritmos nordestinos acompanhando o bom samba-enredo da verde de branca. Outro destaque foi a comissão de frente, coreografada por Marcelo Misailidis.
O título veio um ano depois da escola voltar ao Grupo Especial. Em 2019, a agremiação foi rebaixada para a Série Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10º lugar.
O vice-campeonato ficou com a Unidos do Viradouro, com a Vila Isabel em terceiro lugar. Beija-Flor de Nilópolis, Mangueira e Grande Rio completam a lista de escolas que retornam ao sábado das Campeãs.
O desfile
O cordel estreou logo na comissão de frente. Lampião apareceu em seu cavelo sobre uma reprodução colorida do sertão com bois e cactos. Os atores Matheus Nachtergaele e Regina Casé deram vida a Lampião e Maria Bonita.
O desfile da Imperatriz contou com 3 mil componentes divididos em 24 alas e cm cinco carros e dois tripés.
Ficha técnica:
Fundação: 06/03/1959
Cores: Verde, Branco e Ouro
Presidente de Honra (In Memoriam): Luiz Pacheco Drumond
Presidente: Cátia Drumond
Enredo: O Aperreio do Cabra que o Excomungado Tratou com má-querença e o Santíssimo não deu Guarida
Carnavalesco: Leandro Vieira
Diretor de Carnaval: Mauro Amorim
Intérprete: Pitty de Menezes
Mestre de Bateria: Lolo
Rainha de Bateria: Maria Mariá