Previsão do tempo alerta para temporais no litoral paulista nesta 3ª feira
A previsão é de chuva menos intensa, mas há risco de novos deslizamentos e alagamentos

Ana Karoliny Barros
As chuvas devem continuar no litoral norte de São Paulo, nesta 3ª feira (21.fev). Apesar do aumento de temperatura na região, a previsão é de formação de nuvens carregadas ao longo do dia por causa do calor e da umidade. Há alta probabilidade de temporal a partir desta tarde.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A situação desperta o alerta para as áreas atingidas pelas tempestades deste domingo (19.fev), que podem agravar o cenário de destruição. Com o solo já encharcado, novos alagamentos e deslizamentos são prováveis de acontecer. A frente fria já passou. A previsão ressalta que as chuvas serão menos intensas, mas que, ainda sim, o volume será elevado para um curto período de tempo.
Até o fim de semana, a tendência é que esses temporais de verão aconteçam diariamente, com acumulados expressivos. A análise foi divulgada pela agência meteorológica Climatempo.
Ao SBT News, o meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o temporal em São Paulo foi agravado por diferentes eventos climáticos. "É normal acontecer chuvas neste período do ano, mas não com essa intensidade. Tudo colaborou para esse temporal recorde. Houve aumento do nível do mar e um ciclone extratropical nesta semana", disse.
Foram registrados de 100 a 200 milímetros a mais de chuva nas estações do Inmet. Já em algumas estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as chuvas que atingiram a região alcançaram 600 milímetros, em menos de 24 horas. Melo afirma que esse valor é mais que o dobro esperado para São Paulo em todo o mês de fevereiro, em torno de 258 milímetros.