Publicidade
Brasil

Morre Mauro Salles, jornalista que ajudou a fundar a TV Globo

Ex-diretor de jornalismo da emissora fluminense estava internado em SP

Imagem da noticia Morre Mauro Salles, jornalista que ajudou a fundar a TV Globo
jornalista mauro salles em imagem preto e branco
• Atualizado em
Publicidade

O jornalista e publicitário Mauro Salles, 90, morreu no sábado (11.fev), em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, zona sul da capital paulistana, onde sofreu falência de múltiplos órgãos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Mauro é natural do Recife (PE) em 1932, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro em 1942, onde se formou em direito pela PUC-Rio.

No começo de sua carreira, no início da década de 1950 trabalhou para a revista norte-americana Life, na sucursal do Rio de Janeiro, depois e, 1954 trabalhou como repórter de política no jornal O Mundo

Em 1955, começou a trabalhar no jornal O Globo, e lá chegou a ocupar o cargo de diretor de Redação e depois, foi trabalhar na TV Globo. 

No site dedicado à memória dos colaboradores da emissora, Salles foi considerado "fundamental na concepção e no lançamento da TV Globo, como diretor de jornalismo e programação, em 1965". 

Ele participou das negociações entre a Globo e o Grupo Victor Costa para a aquisição da TV Paulista, canal 5 de São Paulo. Além disso, foi um dos responsáveis por contratar José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni.

Além de jornalista, Salles trabalhou na publicidade | Reprodução/Memória Globo

Com seu irmão, Luiz Salles, criaram a agência Salles/Interamericana, considerada uma das principais do país entre os anos 1970 e 1980. 

Em 1977, Salles foi vice-presidente executivo do Diários Associados, grupo proprietário da TV Tupi. Em 1978, o jornalista volta ao Grupo Globo, onde foi um dos vice-presidentes.

Ele também trabalhou na Fundação Cásper Líbero e em campanhas políticas. O jornalista foi secretário do Conselho de Ministros do gabinete parlamentar, quando Tancredo Neves foi primeiro-ministro. Além disso, foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda (ABP) e da Federação Brasileira de Publicidade (FEBRASP).

Salles deixa mulher, três filhos, dez netos e dez bisnetos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade