Governo instala placas de energia solar em comunidades Yanomami
Seis são beneficiadas: Walo Pali, Palimiu, Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena
Quatro comunidades da Terra Indígena Yanomami terão placas fotovoltáicas instaladas essa semana: Serra da Estrutura, Auaris, Surucucu e Xexena. Assim como aconteceu em outras duas no sábado (04.jan): Walo Pali e Palimiu. Além do equipamento que capta luz solar, também são disponibiizadas baterias para armazenar a energia elétrica.
"Trata-se de um reforço de extrema relevância para melhorar as condições de fornecimento de energia elétrica ao povo Yanomami, que vive situação de calamidade e que precisa de uma solução emergencial", declarou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
O Ministério de Minas e Energia (MME) atendeu solicitação do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). O recurso financeiro vem do Programa Mais Luz para a Amazônia, do governo federal. A operação é da Eletrobras em parceria com a distribuidora Roraima Energia.
O sistema de geração de energia elétrica por meio de placas fotovoltáicas é a ideal para localidades isoladas, conforme o MME, pois não altera nem agride o meio ambiente. A solução foi decidida pelo governo federal após tomar conhecimento da crise humanitária na região de Roraima.
Veja também:
+ Governo vai ampliar forças federais no território Yanomami em Roraima
+ Tratado global contra poluição plástica pode ficar pronto até 2024