Publicidade
Brasil

Rio é a 4ª cidade no mundo em que as pessoas gastam mais tempo no transporte

Levantamento mostra as cidades em que a população perde mais tempo se deslocando

Imagem da noticia Rio é a 4ª cidade no mundo em que as pessoas gastam mais tempo no transporte
onibus no rio de janeiro
• Atualizado em
Publicidade

Uma pesquisa feita em 100 cidades do mundo mostra o tempo que as pessoas gastam no transporte público, com dados dos próprios passageiros. O Rio de Janeiro aparece com a pior média do Brasil, e a quarta mais lenta do mundo, com 67 minutos.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A carioca Luísa  Souza gasta, por dia, 3h só pra ir e voltar do trabalho: "é muito cansativo depois de um dia cheio de trabalho ainda ter que passar por esse trajeto todo. Diminui muito a qualidade de vida".

Segundo o levantamento do aplicativo de mobilidade urbana, Moovit, a cidade do Rio de Janeiro está atrás apenas de Bogotá, na Colômbia (71 minutos), Cidade do México (73 minutos) e Istambul, na Turquia (77 minutos). Duas outras cidades brasileiras também aparecem entre as dez piores: Recife (64), em sétimo, e São Paulo (62), em nono.

"Quando você planeja uma viagem, você acaba definindo uma distância e um tempo percorrido. Nossos cientistas de dados pegaram milhões de viagens como essas e traçaram médias pras cidades que fazem parte do relatório", afirma o coordenador de comunicação do Moovit, Marcelo Tavela.

No Brasil, o levantamento cruzou as informações de 33 mil passageiros em 10 regiões metropolitanas, e, das menores às maiores cidades, as queixas mais frequentes foram o tempo de espera pelo transporte e o tamanho da frota.

A solução depende apenas de boa vontade, diz o especialista em transportes Armando de Souza: "que se respeite o horário, que ele transporte a pessoa, o passageiro, com segurança, que, ao chegar na estação ferroviária de destino, ali ele encontre um ônibus que possa deslocar pra localidade que ele pretenda ir, ou ônibus, ou metrô. Basicamente, que exista uma integração".

A prefeitura do Rio informou que tem investido na melhoria dos corredores de ônibus expressos para reduzir o tempo de deslocamento.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade