Cariocas celebram o Dia de São Sebastião
Mais de 50 mil de mil devotos passaram pela igreja do santo nesta 6ª feira

Liane Borges
As homenagens ao santo começaram pela manhã desta 6ª feira (20.jan), com a tradicional corrida de São Sebastião. Além do esporte, a fé também se fez presente na Igreja dos Capuchinhos, na zona norte da capital fluminense. Passaram por ali, pelo menos, 50 mil pessoas, segundo a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
O arcebispo celebrou uma missa especial, e comparou o santo ao povo carioca. "Ele aprendeu a viver nesta bela cidade, bonita enquanto natureza e também na sua história, com o espírito de São Sebastião. Ou seja: de quem, mesmo com flechadas, mesmo com dificuldades, se levanta e continua sua caminhada", afirmou Dom Orani Tempesta.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Dona Elenita vem todos os anos. "São Sebastião já fez três benefícios para mim junto a Deus", contou a aposentada.
Para os fiéis, é preciso acreditar. "Tenho certeza que eu vou conseguir a graça que eu pedi a ele", disse Maria Lúcia Carvalho, devota do santo.
Do lado de fora da Igreja dos Capuchinhos, uma imagem do santo fica exposta para que o público se aproxime. É hora de fazer orações, pedir, agradecer... mas, para chegar perto, é preciso enfrentar a fila. E hoje, também a chuva. Porém, nada que abale a devoção ao padroeiro do Rio.
São Sebastião nasceu na França, no século II, mas viveu na Itália, onde foi soldado do Império Romano. Por ser cristão, ele despertou a ira do imperador e acabou morto. Hoje, é conhecido como o Santo das Causas contra a Fome, Doenças e a Guerra.
No final do dia, uma das imagens foi levada em procissão para a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, onde se encerraram as homenagens ao santo.
Leia também: