Publicidade
Brasil

PF faz busca e apreensão na casa de governador afastado do DF

Ibaneis Rocha e ex-secretário de segurança são alvos em ação que investiga invasões aos Três Poderes

Imagem da noticia PF faz busca e apreensão na casa de governador afastado do DF
Ibaneis Rocha
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal cumpre, na tarde desta 6ª feira (20.jan), um mandado de busca e apreensão na casa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A ação atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), e faz parte das investigações da conduta em segurança adotadas pelo governo nas invasões aos Três Poderes, há 12 dias.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O ex-secretário de Segurança Fernando Oliveira também é alvo das ações de busca por parte da PF. Policiais estão nas residências de ambos, em Brasília, e buscam por informações nos locais de trabalho do governo.

A autorização para operação foi dada pelo Supremo Tribunal Federal. Em nota, a PF destaca que "o objetivo é buscar provas para instruir o inquérito instaurado para apurar condutas de autoridades públicas que teriam se omitido na obrigação de impedir os atos violentos registrados naquela data em Brasília". 

Ibaneis Rocha está afastado do cargo de governador do DF por um período de 90 dias. A determinação foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O magistrado apontou omissão e conivência na resposta aos atos de 8 de janeiro, quando apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF.

O advogado de Fernando Oliveira, Cassius Ferreira Moraes, informou que "o único item apreendido foi um telefone antigo, sem chip, não habilitado, vinculando ao e-mail do Dr. Fernando".

"Importante registrar que o Dr. Fernando, de maneira voluntária, já havia entregue seu telefone para a Polícia Federal na quarta-feira dia 18/01 durante o ato de seu depoimento. O Dr Fernando confia na justiça e na higidez na condução das investigações que irrefutavelmente apontam para sua inocência", informou a defesa, em nota.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade