Nuvens carregadas voltam a cobrir quase todo o Brasil nesta 5ª feira
Região amazônica deve ter mais de 100 mm de chuva até o próximo domingo
Se nesta 4ª feira (18.jan) algumas partes do País tiveram uma trégua dos temporais de verão, a 5ª feira (19.jan) deve ter novamente a formação de nuvens carregadas pelo Brasil inteiro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Haverá influências de ventos em vários níveis da atmosfera. Uma delas é o que a meteorologia chama de VCAN, o vórtice ciclônico de altos níveis. É um encontro de ventos que faz um funil no sentido horário e que pode lançar grande volume de chuva em um tempo curto. Esse fenômeno está acima da região norte do País.
Outra é o ZCIT, a zona de convergência intertropical, que acontece em nível mais baixo. Ela se caracteriza pelo encontro de ventos dos hemisférios norte e sul e vai lançar nuvens mais sobre o nordeste.
Além disso, há uma pressão de umidade do Oceano Atlântico sobre o sudeste e o sul do País.
Chuvas
Essas influências vão fazer estados como Acre, Amazonas e Amapá acumularem mais de 100 milímetros (mm) de chuva até domingo (22.jan). Já a zona agrícola conhecida como Matopiba (interiores do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) pode ter 70 mm até domingo - O que pode ser bom para as lavouras de soja na fase de enchimento de grãos.
Há previsão de chuva em todas as capitais, com risco de temporais nos interiores do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de São Paulo e a parte mais a leste do Mato Grosso do Sul. O tempo fica firme apenas nas regiões sul e oeste do Rio Grande do Sul.
Em destaque nas temperaturas máximas, está o estado fluminense, com 35 °C; Vitória e Campo Grande, 31 °C, Recife e Porto Velho, 30 °C.
Veja também: