Publicidade
Brasil

Controladoria abre processo para apurar participação de servidores em invasão

Servidores civis que forem identificados em apuração serão responsabilizados

Imagem da noticia Controladoria abre processo para apurar participação de servidores em invasão
Golpistas em frente ao Palácio do Planalto (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

A Controladoria-Geral do Distrito Federal informou, no final da tarde desta 2ª feira (9.jan), que abriu um processo investigativo preliminar para a apurar possível participação do governo do DF nas invasões e depredações de patrimônios públicos registradas no domingo (8.jan) nas sedes dos Três Poderes.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com a controladoria, qualquer servidor civil, em exercício, que a apuração apontar como participante ou alguém que contribuiu em condutas irregulares será responsabilizado no rigor da lei.

Ainda nesta 2ª, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, encaminhou, ao gabinete da governadora do DF em exercício, Celina Leão (PP), e ao interventor da União na Segurança Pública local, Ricardo Capelliduas, uma recomendação pedindo o afastamento provisório do secretário de Segurança Pública do DF em exercício, Fernando de Sousa Oliveira, e outra pedindo o de três pessoas. São elas o comandante-geral da Polícia Militar do DF, Fábio Augusto Vieira, o comandante operacional da PMDF, Jorge Eduardo Naime Barreto, e o comandante do Pelotão de Choque, Gustavo Cunha de Souza.

De acordo com o Ministério Público do DF e Territórios, "o afastamento provisório considera a apuração de informações, documentos, fotos e vídeos, além de notícias divulgadas em diversos canais de comunicação social apontando omissões por parte de integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal no que se refere aos graves atos antidemocráticos praticados em 8 de janeiro de 2023, inclusive com inobservância do Protocolo de Ações Integradas nº2/2023".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade