Publicidade
Brasil

SP: coronel que foi afastado por convocar ato a favor de Bolsonaro volta às funções

Aleksander Lacerda chamou público para manifestação no 7 de setembro de 2021

Imagem da noticia SP: coronel que foi afastado por convocar ato a favor de Bolsonaro volta às funções
Homem branco e calvo, de farda cinza
• Atualizado em
Publicidade

Quase um ano e meio após ser afastado por indisciplina, o coronel Aleksander Lacerda, da Polícia Militar de São Paulo, foi reintegrado às funções da instituição, informou a corporação em nota. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"A Polícia Militar informa que o coronel está apto, e sem restrições, para exercer as funções inerentes ao seu posto hierárquico", diz o documento. 

Em 2021, Lacerda foi afastado pelo então governador João Doria por publicar e convocar o público, pelas redes sociais, para participar de manifestações favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O afastamento foi determinado um mês e meio depois do caso. 

À época, Doria afirmou que "no estado de São Paulo nos não teremos manifestações de policiais militares na ativa de ordem política". Naquele momento, Doria e Bolsonaro travaram disputas que envolviam a defesa e a deslegitimação das vacinas contra o coronavírus, respectivamente, entre outros embates em um período pré-eleitoral. 

Ofensas a ministros e publicação apagada

Lacerda era, naquela ocasião, chefe do Comando de Policiamento do Interior-7 (CPI-7). Após a publicação no Facebook, o coronel apagou a mensagem, mas o texto foi recuperado antes que o agente fechasse a conta na rede social. Ele também ofendeu o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Outros coronéis da ativa se manifestaram favoráveis ao presidente derrotado naquele 7 de setembro de 2021. Com isso, o Ministério Público paulista instaurou inquérito para apurar as condutas dos envolvidos, já que o regulamento da PM proíbe manifestações de cunho-partidário por parte dos oficiais. Relembre o caso na reportagem do SBT Brasil:

LEIA MAIS:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade