Governo de SP investiu menos do que o disponível no combate a enchentes
Estado tem muitas famílias vivendo em áreas de risco durante o período de chuvas

SBT News
Dados da Secretaria da Fazenda mostram que, nos últimos três anos, o investimento do governo paulista em infraestrutura e combate a enchentes foi menor do que o total disponível para essas ações.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um dos maiores desafios de todo o governo é convencer as famílias de deixarem as casas. Muitas delas já foram interditadas pela Defesa Civil, os moradores receberam a notificação, mas se recusam a sair. É uma decisão difícil, segundo eles, porque o auxílio oferecido pela prefeitura, muitas vezes, não é suficiente para recomeçar a vida.
"O povo que mora aqui, a maioria são idosos, e eu não vejo como eles saírem daqui e sobreviver em outro lugar", afirma a aposentada Lucimar da Silva.
Entre dezembro de 2021 e março deste ano, 50 pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas no estado de São Paulo, 31 foram vítimas de deslizamentos de terra, e mais de cinco mil moradores de 39 municípios ficaram desalojados. A Defesa Civil já começou a operação verão para evitar tragédias como as que costumam acontecer nesta época do ano.
De acordo com previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuvas neste verão deve ficar acima da média histórica em praticamente todos os estados do Brasil. Apesar de essencial, o período é de angústia para milhares de pessoas que moram em áreas de risco.
Leia também: