Sérgio Cabral passa primeiro dia fora da cadeia com familiares
Ex-governador do Rio de Janeiro cumprirá prisão domiciliar em apartamento de luxo em Copacabana

Liane Borges
Depois de seis anos preso, sete trocas de presídio e condenações que passam de 400 anos, Sérgio Cabral está em casa. O ex-governador do Rio de Janeiro passou o primeiro dia fora da cadeia ao lado da família, num dos endereços mais caros do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um dia chuvoso, mas ainda com uma vista privilegiada para a praia mais famosa do Brasil. Assim foram as primeiras horas de Sérgio Cabral em prisão domiciliar. Ele está em um apartamento no quinto andar de um prédio em Copacabana, onde o valor dos imóveis, dependendo do tamanho, chega a R$ 6 milhões. Os moradores pagam R$ 3.500 por mês de taxa de condomínio, que inclui serviços como segurança armada.
Sérgio Cabral está sendo monitorado por meio de uma tornozeleira eletrônica. O ex-governador é responsável por manter a bateria do equipamento sempre carregada. Ele só poderá sair de casa com autorização da Justiça e apenas em caso de emergência, como problemas de saúde.
Cabral também está proibido de manter contato com testemunhas e outros investigados nos quase 30 processos em que é réu por corrupção, e não pode dar festas, nem promover qualquer outro evento social.
Nas redes sociais, o primeiro registro do ex-governador em casa: uma foto ao lado do filho Marco Antônio. Foi ele quem buscou o pai no Batalhão Especial Prisional, em Niterói, na noite de 2ª feira (19.dez). Determinada pelo Supremo Tribunal Federal, a saída da cadeia, após seis anos e um mês, aconteceu debaixo das vaias de manifestantes.
Cabral seguiu direto para o novo endereço. Na vizinhança, a chegada do novo morador, condenado a mais de 400 anos de prisão, não foi bem-vinda.
"Uma desvalorização, uma vergonha, triste, muito triste mesmo", afirmou a comerciante Jorgina Viana Rosa. "E sensação de impunidade, né? É só isso", desabafou o também comerciante Edgar Machado.
Leia também: