Junção de tecnologia com radiodifusão já é real, diz presidente da SCC
Roberto Amaral fala sobre convergência do mundo digital com radiodifusão ao SBT News
SBT News
Em entrevista ao SBT News, nesta 5ª feira (17.nov), o presidente do Sistema Catarinense de Comunicações (SCC), Roberto Amaral, destacou a junção entre as novas tecnologias e a radiodifusão como tema fundamental de discussão. Confira abaixo a entrevista.
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SBT News -- O Sistema Catarinense de Comunicação é responsável também pela retransmissão do SBT lá em Santa Catarina...
Roberto Amaral -- Muito obrigado [pela entrevista], muito honrado de principalmente em participar das novas mídias, o SBT News que tá fazendo sucesso muito grande e serve de exemplo. Serve de balizamento pro nosso trabalho mesmo de Santa Catarina. Somos a afiliada e temos estúdios em Florianópolis, em Lages, em Joinville, Blumenau...
"Nós temos um sinal para toda Santa Catarina por uma opção estratégica e deu certo. Temos com a nossa audiência do SBT, da nossa televisão, retransmitindo o SBT, com alguns números maiores do que o nacional".
SBT News -- Que bom é a gente fica feliz aqui em Brasília de saber disso.
Roberto Amaral -- Agora, a história do senhor não começa com o SBT na comunicação, começa bem antes. Começar com o meu pai, que, em 1939, portanto, 83 anos atrás, chegou em Lages (SC), para consertar uns aparelhos de rádio receptores que vieram com defeito de São Paulo. E consertando os rádios ele olhou e disse 'é bem aqui que eu vou ficar'.
Viu que era uma região próspera e voltou para São Paulo, pegou a malinha dele e veio para Lages e, lá, montou um serviço alto-falantes na praça aonde tocava música, onde ele dava as notícias da guerra, enfim, era um meio de comunicação da cidade.
"Em 1947, no ano que nasci, o pai começou a Rádio Clube de Lages, que até hoje é líder absoluta de audiência na região".
Hoje, nós temos também a Rádio Massa lá em Lages (SC), temos rádio em Urubici (SC), uma empresa de tecnologia que trabalha com inteligência artificial, com vídeo analíticos, com coisas que dá nova economia das novas tecnologias e especialmente o SBT, todos em Santa Catarina.
SBT News -- O que o senhor vê em relação ao futuro da comunicação, agora como parte integrante desse mercado de radiodifusão, em especial aqui do SBT, também lá em Santa Catarina, o que o senhor vê como tendências daqui para frente e desafios do setor?
Roberto Amaral -- Quero parafrasear um dos palestrantes que falou sobre como vai ser radiodifusão daqui a 20, 30 anos, né? E o cara respondeu solenemente: 'não sei'.
Porque o que entendo é que a convergência das tecnologias, com as convergências da internet, com a radiodifusão é hoje já é uma realidade. Hoje mesmo estamos aqui falando no provedor de conteúdo que é o SBT News, mas estamos falando através da internet.
"Então, essa junção dessas plataformas, tanto de streaming, quanto de on demand, isso é o que não só uma tendência, nós já estamos fazendo. O SBT nacional tá fazendo, a Rede Globo tá fazendo... Nós estamos fazendo lá... E entendemos que o grande desafio é a monetização disso".
Me parece que escutei também no congresso que um dos temas de futuro é diminuir os custos e adequar os custos a essa falta de monetização. Essa dificuldade para se vender os conteúdos que só através da publicidade realmente não entendemos que possa continuar os custos como estão.
Hoje não tem mais o câmera, eu tô olhando aqui para uma câmera... Cadê o rapaz que tinha que estar ali atrás? Cadê cableman? Olho aqui e não tem... é só essa. Essa é a tendência é de economizar de fazer uma curadoria de conteúdo, mas é adequada as condições de faturamento.
SBT News -- Para a gente encerrar aqui, qual é a mensagem que o senhor deixa para quem tá acompanhando o evento e a nossa transmissão de cobertura do congresso.
Roberto Amaral -- A minha mensagem é muito positiva. Porque, eu entendo que desde o tempo, imagina o tempo do Seu Jofre, lá do meu pai, vem alguém e fala: "E esse alto-falante aí pendurado na praça? Não dá para botar um alto-falante dentro da casa de cada um?"
Ela pergunta: "Como é que nós vamos agir com as novas tecnologias? O pai colocou a rádio, que foi colocar o alto-falante dentro da casa das pessoas. A televisão, a rádio é o veículo do cego, diziam que a rádio é a televisão de cego. Escutei isso quando nós não tínhamos televisão.
Temos televisão desde 1980, fomos a primeira afiliada do SBT no Brasil. E desde então estamos com a família Abravanel, com vocês... Enfim, estamos juntos, sempre recebendo desafios, sempre resolvendo os problemas que aparece.
Então a mensagem para mim, é economia, a mensagem é de convergência, e a mensagem é da provedoria de conteúdo. O conteúdo é ouro, a transmissão do conteúdo, ela é um detalhe.
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A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), promove nos dias 16 e 17 de novembro, o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília.
Nesta 5ª feira (17.nov), o SBT News transmite entrevistas exclusivas com comunicadores de todo o país.
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