Caso Flordelis: veja perguntas de jurados durante interrogatório de ex-deputada
Questionamentos envolviam dúvidas sobre agressões de Anderson em Flordelis e violência sexual contra filhos
Bárbara Schneider
A jornalista Bárbara Schneider do SBT Rio e do SBT News teve acesso, com exclusividade, às perguntas feitas pelos sete jurados para a ex-deputada federal Flordelis durante o julgamento no Tribunal do Júri. A ex-parlamentar foi condenada a 50 anos e 28 dias de prisão pela morte do marido Anderson do Carmo.
As questões, escritas à caneta e em uma folha branca, revelam quais dúvidas os jurados tinham antes de votarem pela condenação da pastora.
Duas questões eram sobre os relatos de que Anderson batia em Flordelis e agredia sexualmente os filhos. Diante de tantos relatos de agressão por que não procurou à polícia ou qualquer outra? Quando você descobriu os episódios de violência sexual de Anderson contra membros de sua família?, estavam entre as indagações.
Os jurados também queriam se aprofundar e pediam detalhes contados ao longo de sete dias de julgamento no Fórum de Niterói, no Rio de Janeiro, principalmente sobre o relacionamento que Flordelis e Anderson tinham com os filhos biológicos e adotivos.
Por que você deu o Moisés para a Simone? Foi um castigo? A Vânia aceitou? No evento do Maracanã, que segundo depoimentos, o Anderson não deu carona para alguns filhos, você estava no carro com ele? Se sim, por que, como mãe, você não ficou ao lado dos seus filhos ou ainda tentou impedir tal atitude de Anderson?
Outras perguntas foram simples e mais diretas: Quantos filhos têm oficialmente (registrados)? Sra. Flor, o que é mais importante na criação/formação do caráter de uma pessoa? Você achava normal que irmãos afetivos se relacionassem, uma vez que os considerava como filhos? Por que o pastor Anderson foi assasinado?
O julgamento da ex-deputada federal Flordelis chegou a um resultado na madrugada do último domingo (13.nov). Flordelis foi considerada responsável pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e tentativa de homicídio duplamente qualificado contra o então marido. A cantora gospel, que também era pastora, foi condeada ainda por uso de documento falso e associação cirminosa armada.
A deputada ficará presa por 50 anos e 28 dias. A filha Simone também foi considerada culpada pelo júri, e ficará condenada por 31 anos e 4 meses. Outros três citados no processo: André, Marzy e Rayane foram absolvidos.
Veja os documentos:
+ Julgamento de Flordelis começou mais de três anos após o crime; relembre