Publicidade
Brasil

Enem 2022 focou em assuntos atuais e interpretação de texto

Primeira fase aconteceu neste domingo (13. Nov) e trouxe temática indígena para a redação

Imagem da noticia Enem 2022  focou em assuntos atuais e interpretação de texto
Imagem com índios brasileiros dançando em roda
• Atualizado em
Publicidade

Começou neste domingo (13.Nov), a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o Brasil. A prova foi aplicada para cerca de 3 milhões de candidatos, com duração de cinco horas e meia, teste de redação, além de questões de Linguagens e Ciências Humanas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O Ministro da Educação, Victor Godoy, divulgou o tema da redação "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", escreveu ele em uma rede social.

Redação

O tema da redação repercutiu rapidamente. A líder indígena e deputada federal eleita por São Paulo, Sônia Guajajara (PSOL), por exemplo, comentou que os direitos dos indígenas são violados desde 1500. "Desde a invasão em 1500 nossos direitos têm sido violados, sobretudo nos últimos quatro anos, onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executa sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais", publicou ela em uma rede social.

A deputada Tabata Amaral (PSB-SP) teceu elogios. "Muito importante o tema da redação do Enem. Em tempos de transição de governo, após anos de desmonte das políticas socioambientais, precisamos promover esse debate com força, sobretudo nas salas de aula", escreveu.

Para Vanessa Bottasso, professora da Oficina do Estudante, o tema foi atual e visionário. "Atual, por um lado, porque as comunidades e povos tradicionais foram alvo de debates recentes em torno de políticas ambientais e sociais no Brasil recente. Por outro lado, é também visionário porque a relevância desse tema já se faz visível em grandes palcos que debatem sobre ambientalismo e sustentabilidade, no sentido de uma visão ampla sobre a importância desses povos para a preservação dos recursos naturais em nome do futuro da vida no planeta", disse.

Questões

A prova ainda trouxe referências à literatura brasileira. Um dos destaques foi a música "A cidade" de Chico Science. Carolina Maria de Jesus também foi lembrada com a obra "O Quarto Despejo", trazendo a temática do racismo estrutural.

Daniel Simões, da banca de Geografia da Oficina do Estudante de Campinas (SP), comenta que as questões de geografia foram numerosas. "Houve uma forte presença de temas transdisciplinares com história, sociologia e filosofia. Apresentou nível médio, com questões bem elaboradas e bastante coerente com o conteúdo programático do Ensino Médio", disse.

SAIBA TUDO SOBRE O ENEM NESTE LINK

Próxima etapa

Quando: domingo, dia 20 de novembro
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início da prova: 13h30
Término da prova: 18h30

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade