ANP aprova medidas para evitar desabastecimento de combustíveis
Diretoria da agência pretende facilitar a logística entre os locais de armazenamento e o consumidor final
Emanuelle Menezes
A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou na 3ª feira (01.nov) medidas para evitar o desabastecimento de combustíveis, que pode ser causado pelos protestos antidemocráticos que bloqueiam estradas do país desde domingo (30.out).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O objetivo da diretoria da ANP é facilitar o fluxo dos produtos entre os locais de armazenamento e o consumidor final, já que o risco de desabastecimento está relacionado somente a interrupção da logística.
Entre as medidas adotadas pela agência está a suspensão das obrigações de manutenção de estoques semanais médios mínimos pelas distribuidoras e a liberação das revendas de GLP -- o gás de cozinha -- para comercialização em vasilhames de outras marcas além daquela para a qual estão autorizadas.
A Agência Nacional de Petróleo também autorizou a comercialização direta de gasolina e de óleo diesel com postos de revendedores de combustíveis. Pelas regras atuais, somente o etanol hidratado pode ser vendido sem passar por uma distribuidora.
Com relação ao armazenamento, a ANP liberou que distribuidoras armazenem combustível mesmo em espaços que ainda não foram homologados pela agência.