Publicidade
Brasil

Operação desmonta organização que contrabandeava cigarros e agrotóxicos

Foram expedidos 58 mandados entre busca e apreensão e também de prisão preventiva

Imagem da noticia Operação desmonta organização que contrabandeava cigarros e agrotóxicos
operacao_terra_envenenada
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou, nesta 5ª feira (20.out), a Operação Terra Envenenada que visa desarticular uma organização criminosa que atuava na importação, transporte e comercialização de cigarros e agrotóxicos contrabandeados em todo país.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A justiça federal no Paraná expediu 58 mandados judiciais, sendo 34 de busca apreensão e 24 de prisão preventiva nas cidades de Mundo Novo (MS), Terra Roxa (PR), Umuarama (PR), Amaporã (PR), Alto Piquiri (PR), Iporã (PR), Jardim Alegre (PR), Campo Mourão (PR), Nova Prata (RS), Palmas e Luís Eduardo Magalhães (BA).

Os policiais investigaram os suspeitos por sete meses até a operação. Eles descobriram que a organização se dividia em três partes. Segundo Mateus Martins Sá, delegado do caso, a primeira, baseada em Terra Roxa (PR), onde "residiam os principais líderes e integrantes operacionais do grupo, responsáveis por trazer para o Brasil o agrotóxico pelo rio Paraná e armazená-los em chácaras e sítios da região.

"A segunda, composta por intermediários, sediados em municípios um pouco mais afastados da fronteira e com a incumbência de prospectar a demanda e promover o transporte e segurança das mercadorias. E por fim, uma terceira camada, composta por empresas agropecuárias, que adquiriam os defensivos dos contrabandistas para revenda", explicou o delegado.

A distribuição de produtos ilegais fez com que os integrantes da quadrilha enriquecessem de maneira rápida, permitindo a compra de imóveis, automóveis, dentre outros bens de alto valor.

A polícia confiscou bens e imóveis ligados a 36 investigados, além de bloqueios de contas em nomes de pessoas físicas e jurídicas, descapitalizando a organização criminosa.

+ Bandidos roubam R$ 4 milhões de banco na zona norte de SP

+ Grupo que movimentou R$ 300 milhões com venda de ouro ilegal é alvo da PF

Todos os investigados podem responder por prática de contrabando, comércio e transporte de agrotóxicos em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente e participação em organização criminosa.

* Estagiário sob supervisão de Edney Freitas

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade