Publicidade
Brasil

Mais de 50% dos brasileiros confiam em notícias via WhatsApp, diz estudo

Cenário, no entanto, ainda aponta para mais cuidado em relação a coberturas políticas

Imagem da noticia Mais de 50% dos brasileiros confiam em notícias via WhatsApp, diz estudo
Após WhatsApp, confiança dos brasileiros está nas plataformas YouTube e Facebook | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

Um estudo do Instituto Reuters apontou que a maioria dos brasileiros confia em notícias enviadas via WhatsApp. Segundo os dados, divulgados nesta 5ª feira (22.set), 34% da população com acesso à internet utiliza a ferramenta para buscar notícias, sendo que, destes, 53% confiam nas informações apresentadas. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O número só não ganha do Google, que possui 57% da confiança dos brasileiros. Inferiormente, estão YouTube (46%), Facebook (40%), Instagram (39%), Tiktok (22%) e Twitter (22%). No recorte, a taxa de confiança em notícias em geral é relativamente maior do que a confiança em matérias abordando a cobertura de assuntos políticos.

Isso porque, conforme o estudo, as notícias sobre política são vistas como particularmente suspeitas, enquanto as plataformas são vistas por muitos como lugares controversos para conversas políticas. A disparidade acontece no momento em que quase dois terços da população diz se sentir inseguro para conversar sobre o assunto.

+ Como as fake news podem influenciar no período eleitoral

"O Brasil é um pouco diferente em relação aos outros países estudados (Estados Unidos, Índia e Reino Unido), com a tendência dos entrevistados a confiar em notícias no Google, WhatsApp e YouTube pelo menos tanto quanto, senão mais do que, notícias em geral no país. Suspeitamos que essas diferenças possam refletir diferenças demográficas e políticas entre as populações", diz o Instituto Reuters.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade