Publicidade
Brasil

Apenas 6% dos cursos superiores atingem nota máxima no Enade 2021

Universidades federais alcançaram o melhor desempenho no ranking

Imagem da noticia Apenas 6% dos cursos superiores atingem nota máxima no Enade 2021
Estudantes
• Atualizado em
Publicidade

Apenas 6% dos cursos superiores no Brasil atingiram nota máxima no Enade 2021 --- o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. A diferença de pontuação entre instituições públicas e privadas chamou a atenção. Ao todo, 370 mil universitários participaram da avaliação.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Estudante de biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Joaquim Flesch Salaberry participa de uma pesquisa sobre insetos. Ele conta que, durante a pandemia da covid-19, teve o desempenho comprometido. "A pesquisa normalmente está associada aos professores. Ter o contato mais próximo com eles ajuda, mas, por causa da pandemia, não tivemos", relatou ao SBT.

Os cursos das universidades federais, por sua vez, lideraram as notas máximas no Enade. 11% alcançaram o melhor desempenho. Nas privadas sem fins lucrativos, o índice foi de 4,9%. Nas particulares com fins lucrativos, o número foi de 1,5%.

Para a professora de Política e Gestão da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Beatriz Luce, o desempenho está diretamente relacionado à qualificação dos professores. Ela lembra, no entanto, que as instituições têm enfrentado uma grave crise de corte de verbas. "Nesta crise de desvalorização da ciência, da cultura e da educação, seja do ensino básico ou superior, nós vamos ter um reflexo em todo o setor educacional", afirmou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade