7 de Setembro é marcado por atos em cidades pelo Brasil
Bolsonaro participou de motociata no Rio de Janeiro
SBT News
Atos para "comemorar o Bicentenário da Independência e lutar por liberdade", como definem os organizadores, ocorreram nesta 4ª feira (7.set) em diferentes cidades do Brasil. Além da manifestação de Brasília, na qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou para os presentes, houve uma motociata em Frederico Westphalen (RS), outra no Rio de Janeiro -- com a participação do presidente --, e manifestações em São Paulo, Salvador, São Luís e Belém.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em um vídeo da motociata em Frederico Westphalen, divulgado pelo candidato a deputado estadual Celsio Holz (PTB), é possível escutar motociclistas buzinando enquanto passam por uma esquina. Os participantes levam bandeiras do Brasil, seja presa à moto ou por cima da roupa. Na motociata do Rio de Janeiro, que começou na altura do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, na pista da praia do Flamengo, os participantes passaram pela Enseada de Botafogo, Avenida Princesa Isabel e Avenida Atlântica (pista dos prédios). Quando o presidente Jair Bolsonaro chegou ao ato, participantes entoaram "mito, mito". Muitos carregavam bandeiras do Brasil.
Em Copacabana, destino final da motociata, Bolsonaro se reuniu com o candidato a vice-presidente em sua chapa, Braga Netto (PL), e o governador do estado, Cláudio Castro (PL). O chefe do Executivo federal não discursou até o momento. No local, ao menos três manifestantes carregavam cartaz com crítica ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em um, em inglês, estava escrito "O STF censura as pessoas! Supremo é o povo". Outro dizia: "O povo brasileiro está com o presidente Bolsonaro e sofre com a ditadura da Suprema Corte! Supremo é o povo!". Já o terceiro pontuava: "Queremos o saneamento do STF". Outro manifestante levava um cartaz defendendo voto auditável nas eleições (que já é) e contagem pública dos votos no pleito. À noite, ainda na capital fluminense, ele deverá ir a uma cerimônia do 7 de Setembro no Cristo Redentor, na qual bandas e lanceiros se apresentarão.
Na manifestação em São Paulo, realizada na Avenida Paulista e que contou com um carro de som do movimento direitista Nas Ruas, o candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) compareceu. Ele tirou fotos com apoiadores no local. No ato, muitos levaram bandeiras do Brasil e/ou utilizavam peças de roupas com ao menos uma cor dela. Uma faixa com o nome de Tarcísio chegou a ser erguida. Tomé Abduch, organizador do Nas Ruas, leu um manifesto -- no carro de som --, ao lado do candidato a senador paulista Marcos Pontes (PL): "O Brasil não vai permitir que ladrões voltem à cena do crime. O Brasil não vai aceitar que a vontade de um juiz seja maior do que a lei. O Brasil quer eleições limpas e auditáveis".
Em Salvador, os manifestantes se concentraram no Farol da Barra. No local também, muitos participantes levaram bandeiras do Brasil e/ou utilizavam roupas com pelo menos uma cor desta. Um cartaz carregado por uma manifestante dizia "Prisão para os corruptos e comunistas". Em São Luís, os participantes do ato ficaram em frente a uma loja da Havan. O Hino Nacional foi tocado. A bandeira do país foi levada por várias pessoas, e o verde e amarelo se destacavam dentre as cores das roupas trajadas. Cenário similar ao da manifestação em Belém, que contou com carro de som e ocorreu próximo ao Boulevard Shopping.
Bicentenário da Independência do Brasil!
? NasRuas (@NAS_RUAS) September 7, 2022
Data: 07.09.2022
Local: Salvador/BA pic.twitter.com/A1jMGDrR02
Bicentenário da Independência do Brasil!
? NasRuas (@NAS_RUAS) September 7, 2022
Data: 07.09.2022
Local: Maranhão pic.twitter.com/mHUXhKo6sO
Veja também: