Publicidade

Monarca, pai e amante: conheça a personalidade de Dom Pedro I

Independência do Brasil e imposição da Constituição de 1824 marcaram o legado do imperador

Monarca, pai e amante: conheça a personalidade de Dom Pedro I
Dom Pedro I tinha marcas de varíola no rosto e, por isso, deixava as costeletas suíças crescerem | Reprodução
Publicidade

Conhecido como um dos grandes nomes da história brasileira, Dom Pedro I foi um dos condutores do processo de independência, além de ter sido imperador do país por nove anos (1822 -1831). Filho de Dom João VI, rei de Portugal e do Reino Unido, o monarca abriu mão do trono português para assumir, aos 24 anos, o poder no Brasil, ficando marcado por ter uma personalidade forte. Outros adjetivos como mulherengo e pai afetuoso também entram na lista.

+ SBT News lança série com curiosidades sobre a Independência do Brasil

O curioso, no entanto, é que Dom Pedro I não foi criado para ser imperador, uma vez que ele era o segundo na fila de sucessão de Dom João VI., depois do irmão mais velho, Dom Antônio de Bragança. "Dom Pedro I era criado no absolutismo. Ele é convocado a tomar parte, como uma espécie de fantoche símbolo da Independência do Brasil, mas nós, historiadores e historiadoras, sabemos que fantoches nunca gostam de ficar como fantoches o tempo todo", diz Lilia Schwarcz, escritora, historiadora e antropóloga.

Ela explica que, após tomar o trono no Brasil, o imperador foi responsável por grandes feitos que marcaram o Primeiro Reinado, como a imposição da Constituição de 1824 e a erradicação de alguns movimentos.

"Ele gostava desse protagonismo. Hoje, sabemos que ele gostava bastante de Napoleão Bonaparte [líder militar francês] justamente porque ele era um plebeu que deu um golpe e se transformou em imperador."

O governo autoritário também foi marcado por outro, digamos, falatório: a vida amorosa de Dom Pedro I. Apesar de ter se casado com Maria Leopoldina, em maio de 1817, para assegurar as alianças entre Portugal e Áustria, o monarca era conhecido por ter dezenas de amantes. De acordo com pesquisadores, a grande paixão do imperador foi a brasileira Domitila de Castro Canto e Melo, conhecida como Marquesa de Santos, com quem teve entre cinco e seis filhos.

+ Especial Independência - Episódio 2: "Os bastidores do 7 de Setembro de 1822"

"Com 11 anos de idade ele já falava que era homem, então ele teve uma iniciação sexual muito cedo", conta Paulo Rezzutti, historiador e escritor. "Dom Pedro I teve filho com a irmã da amante [Marquesa de Santos], a Baronesa de Sorocaba, e até com uma freira, em Vassouras. Muitas famílias, para evitar o escândalo, casavam as meninas com alguém para evitar que ele tivesse contato com a criança", diz o pesquisador. No total, estima-se que o monarca tenha tido entre 20 a 25 filhos bastardos.

Pinturas de Leopoldina, Dom Pedro I e Domitila | Reprodução/redes sociais

Com isso, o Dom Pedro I desenvolveu uma experiência paterna desde cedo e, conforme contam os especialistas, desempenhou a função com louvor. Além dos herdeiros do trono, o imperador também dedicava atenção aos filhos bastardos. O filho que teve com a Baronesa de Sorocaba - Rodrigo Delfim Pereira -, por exemplo, foi enviado para estudar na Inglaterra, enquanto a Duquesa de Goiás, filha do monarca com Domitila, foi educada na França. Ele também mantinha espiões para assegurar o bem estar dos pequenos.

"Tem esse carinho, essa ternura com todos eles, mas principalmente na educação. Isso fica muito claro. Quando ele manda o Delfim Pereira para estudar na Inglaterra, ele manda uma carta para o Marquês de Barbacena, que era o responsável pela missão, falando assim: faça com que ele aprenda português, porque depois eu não quero que ele volte para cá falando minha pai, minha cavalo", conta Rezzutti.

Apesar da dedicação, os casos de Dom Pedro I começaram a ser repudiados pela população brasileira. Isso porque, na época, um rei que tinha muitos filhos bastardos e muitas amantes deixava de ser um rei viril e passava a ser visto como um rei fraco, submisso às mulheres. Em uma visita à Bahia, na qual foi acompanhado pela Marquesa de Santos e a filha, ele foi recebido com folhetos e pichações condenando o adultério. O cenário fez com que, com o tempo, a vida amorosa do monarca pesasse contra ele.

"Ele tinha um bom coração, mas às vezes ele não sabia como se portar. Ele era autoritário, porque, apesar de ter ideias liberais, foi criado dentro do absolutismo", diz o pesquisador.

O autoritarismo e a má fama pelo adultério, bem como a rivalidade entre brasileiros e portugueses e a desvalorização da moeda em relação à libra, culminaram na abdicação do imperador, formalizada no dia 7 de abril de 1831. O trono, portanto, ficou para o herdeiro, Dom Pedro II, que, na época, tinha apenas cinco anos de idade.

"Dom Pedro I foi um meteoro, um raio que cruzou o céu de Portugal e do Brasil e transformou tudo para frente. Ele morreu muito cedo, [de tuberculose], com 35 anos incompletos, deixando um filho no trono brasileiro", diz Laurentino Gomes, jornalista e escritor. Ele explica que, após voltar a Portugal, o monarca também venceu uma guerra civil contra o irmão mais novo, Dom Miguel, e assegurou a coroa para a filha, que se tornou a rainha Maria II de Portugal.

Confira outras cinco curiosidades sobre Dom Pedro I:

  • Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon;
  • Era muito vaidoso e vivia sempre bem arrumado;
  • Tinha marcas de varíola no rosto e, por isso, deixava as costeletas suíças crescerem;
  • Comia com as mãos temendo ser considerado esnobe por utilizar talheres;
  • Sofria de epilepsia.

Após a morte, em 1834, o coração de Dom Pedro I foi retirado e colocado em uma urna depositada na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto. O corpo dele, por sua vez, foi enterrado em Lisboa, mas os restos mortais foram trazidos para o Brasil em 1972. O coração é conservado até hoje em Portugal, mas foi enviado ao governo brasileiro temporariamente para comemorar o bicentenário da Independência.

*Com colaboração de Daiara Coelho e Camila Stucaluc

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
brasil
monarca
pai
amante
personalidade
dom pedro i
independencia do brasil
monarquia brasileira
historia

Últimas notícias

Pacheco defende renegociação de dívidas de estados criticada por Haddad

Pacheco defende renegociação de dívidas de estados criticada por Haddad

Presidente do Congresso também criticou saídas propostas pelo governo para compensar desoneração da folha de pagamento
Museu do Futebol terá vídeo mostrando as condenações de Robinho e Daniel Alves por estupro

Museu do Futebol terá vídeo mostrando as condenações de Robinho e Daniel Alves por estupro

O vídeo das condenações aparece em um dos monitores de TV do espaço
STJ mantém prisão de vereador suspeito de tráfico de drogas em Minas Gerais

STJ mantém prisão de vereador suspeito de tráfico de drogas em Minas Gerais

Político é suspeito de integrar organização criminosa especializada em vários crimes, incluindo venda de armas de uso restrito
Ex-deputado estadual é baleado em tentativa de assalto a residência em São Paulo

Ex-deputado estadual é baleado em tentativa de assalto a residência em São Paulo

Márcio Camargo foi alvejado na perna e passa bem. Ele estava com a esposa quando dois criminosos invadiram a casa, durante a madrugada
Caso Brigadeirão: 6 pessoas são indiciadas pela morte de empresário no Rio

Caso Brigadeirão: 6 pessoas são indiciadas pela morte de empresário no Rio

Namorada do empresário e mentora espiritual vão responder por homicídio triplamente qualificado
PM envolvido em abordagem racista no Rio nega uso de fuzil

PM envolvido em abordagem racista no Rio nega uso de fuzil

Sargento disse em depoimento que havia recebido uma denúncia de roubo momentos antes da abordagem; agente diz que a dupla não usava câmeras corporais
Incêndio devastou ao menos 20% do Parque Ursulina, em Belo Horizonte

Incêndio devastou ao menos 20% do Parque Ursulina, em Belo Horizonte

Corpo de Bombeiros acredita que o fogo pode ter sido causado por ação humana; Área destruída equivale a quase 9 campos de futebol
"Abin paralela": Ramagem nega irregularidades e diz que ação da PF é política

"Abin paralela": Ramagem nega irregularidades e diz que ação da PF é política

Deputado e ex-diretor da agência de inteligência nega monitoramento de autoridades e diz não haver como ligar direção da Abin a software de espionagem
Itamaraty lança edital para concurso de diplomata; são 50 vagas com salário inicial em R$ 21 mil

Itamaraty lança edital para concurso de diplomata; são 50 vagas com salário inicial em R$ 21 mil

Inscrições poderão ser feitas a partir de segunda (15) e vão até 26 de julho, via site da Cebraspe (banca selecionada para o exame)
Câmera de segurança registra momento em que diretora de curso é arrastada por carro no RJ

Câmera de segurança registra momento em que diretora de curso é arrastada por carro no RJ

A vítima, Raquel Schwab, bateu a cabeça no chão e chegou a desmaiar; veja o vídeo
Publicidade
Publicidade