Publicidade
Brasil

Brasileiro morre em centro de detenção de imigrantes nos EUA

Kesley Vial, de 23 anos, estava detido desde abril, depois de entrar pela fronteira de El Paso, no Texas

Imagem da noticia Brasileiro morre em centro de detenção de imigrantes nos EUA
Kesley Vial
• Atualizado em
Publicidade

Um brasileiro morreu na última 4ªfeira (24.ago) enquanto estava sob custódia do departamento de imigração dos Estados Unidos (ICE). De acordo com o órgão, Kesley Vial, de 23 anos, estava internado desde 17 de agosto, quando foi encontrado inconsciente na instalação. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em 22 de abril, o jovem foi detido na cidade de El Paso, no Texas, depois de entrar ilegalmente no país. Kesley aguardava pela conclusão de seu processo de remoção desde então. 

Nesse meio tempo, o brasileiro foi transferido para a custódia do Centro de Detenção do Condado de Torrance, no Novo México. Segundo o comunicado do ICE, em 17 de agosto, Kesley foi encontrado inconsciente pela equipe do local, que o transportou para a Hospital da Universidade do Novo México, onde ele ficou internado até a data do seu falecimento. Uma autópsia irá determinar a causa oficial da morte.

Ainda de acordo com o Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, "de acordo com os protocolos do ICE, os componentes apropriados foram notificados sobre a morte, incluindo o Escritório do Inspetor Geral (OIG) do Departamento de Segurança Interna (DHS) e o Escritório de Responsabilidade Profissional do ICE (OPR). Além disso, o ICE notificou o consulado brasileiro em Houston sobre a morte de Vial e os parentes mais próximos."

O departamento também afirmou que "está firmemente comprometido com a saúde e o bem-estar de todos aqueles sob sua custódia" e realiza uma revisão abrangente em toda a agência sobre o acidente. A agência finaliza o comunicado informando que "as fatalidades sob custódia do ICE, estatisticamente, são extremamente raras e ocorrem em uma fração da média nacional para a população detida nos EUA."

Em nota, o Itamaraty informou estar ciente do caso e em contato com as autoridades locais para apurar as circunstâncias do falecimento de Kesley Vial. Leia a nota na íntegra:

"O Ministério das Relações Exteriores, por meio do Consulado-Geral do Brasil em Houston, tem conhecimento do caso e está em contato com as autoridades locais com vistas a apurar as circunstâncias do falecimento do nacional. O Consulado permanece à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares do nacional brasileiro, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local.

Em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito. Não há previsão regulamentar e orçamentária para o pagamento do traslado com recursos públicos.

Em observância ao direito à privacidade e ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, informações detalhadas poderão ser repassadas somente mediante autorização dos familiares diretos. Assim, o MRE não poderá fornecer dados específicos sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros."

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade