Vereadoras trans do PSOL vão denunciar Bolsonaro ao MP por homofobia
Fala do presidente no Flow Podcast associa a varíola dos macacos aos homossexuais na visão delas
Paulo Sabbadin
A vereadora de São Paulo, Erika Hilton, e a vereadora suplente de Porto Alegre, Natasha Ferreira, ambas trans e filiadas ao PSOL, afirmaram nesta 3ª feira (9.ago) que vão denunciar o presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Ministério Público por falas homofóbicas associando a epidemia de varíola dos macacos com a homossexualidade.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em sua participação no Flow Podcast, o presidente questionou o apresentador Igor 3K se ele tomaria a vacina contra a varíola dos macacos e, após ele dizer que sim, Bolsonaro afirmou rindo: "tu não me engana. Eu tenho certeza de que você quer tomar".
?AGORA: Bolsonaro diz que quem pretende tomar a vacina da varíola dos macacos é homossexual. #BolsonaroNoFlow
? CHOQUEI (@choquei) August 9, 2022
pic.twitter.com/9AktBjGN7b
"O mundo inteiro está preocupado com a epidemia de monkeypox e está se mobilizando para encontrar políticas concretas de combate à doença. Infelizmente, o presidente do Brasil mais uma vez se coloca na contramão da lógica e da ciência, exatamente como foi com a covid-19", afirmou Erika Hilton.
Natasha Ferreira relembra que, apesar da doença atingir mais os homens gays atualmente, ela não é exclusiva da comunidade: "grupos conservadores já começaram a usar a doença para estigmatizar pessoas LGBTI+, assim como aconteceu com o HIV. Quando Bolsonaro faz esse tipo de piada nas entrelinhas, tenta se proteger, mas deixa evidente o preconceito e a mensagem de discriminação é entregue. Homofobia é crime no Brasil. Não vamos silenciar".
Nas redes sociais, a declaração de Bolsonaro também foi alvo de críticas. Até o momento, o presidente não se posicionou sobre o tema.
Leia também: