Canoas (RS) fornece abrigo para pessoas em situação de rua e seus pets
Cerca de 150 cidadão são atendidos no ginásio do Colégio São Paulo
Completa dois meses, na próxima 5ª feira (11.ago), uma ação da prefeitura de Canoas (RS), denominada Acolhida do Bem, em que pessoas em situação de rua e seus animais são abrigados do frio diariamente no ginásio do Colégio São Paulo, cedido pela Fundação LaSalle. No local, os cidadãos recebem ainda alimentação e acesso a serviços assistenciais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Cerca de 150 pessoas em situação de rua são atendidas. Elas têm direito a duas refeições diárias e podem se higienizar -- nos banheiros e vestiários -- e dormir. Além disso, podem passar com assistente social, psicólogo e educadores sociais. Os acolhidos ganham todos os dias roupas limpas, toalhas de banho e produtos para higiene pessoal.
O local é aberto às 18h. Na entrada, é feita uma triagem, na qual todos são submetidos a teste de covid-19. A prefeitura acrescenta que qualquer pessoa pode doar roupas, kits de higiene e cobertas no ginásio. Toda 3ª e 5ª feira, há atendimento veterinário, no local, por parte da Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), para os pets das pessoas em situação de rua; na ocasião, um profissional conversa com o tutor sobre a saúde do animal, presta os cuidados necessários ao bichinho e aplica vacinas polivalentes e vermífugos se necessário. No caso dos pets que não são castrados, é feito o encaminhamento para a realização da castração. Desde o início da Acolhida do Bem neste ano, foram 48 atendimentos aos bichinhos no ginásio. Os animais recebem também água, ração e uma cama para passar a noite.
A ação de acolhimento contempla ainda uma programação quinzenal com atrações e serviços, com o objetivo de incentivar o acesso à cultura e entreter as pessoas em situação de rua; são feitos cortes de cabelo e há peças de teatro, sessões de cinema e ginástica laboral, além de elaboração de currículos e encaminhamento para vagas de emprego.
Para chegar ao ginásio, os cidadãos em situação de rua dispõem de um micro-ônibus, que percorre o município todos os dias, no inverno, em busca de pessoas que precisam da acolhida. Os necessitados podem embarcar no veículo com seus animais de estimação.
Veja também: