Entidades representativas de trabalhadores pedem a saída de Guimarães
Associações de empregados da Caixa defendem o afastamento para garantir a lisura do processo interno
As denúncias de assédio sexual envolvendo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, provocaram repúdio das entidades representativas dos trabalhadores. As organizações defendem que o presidente da estatal deve ser afastado imediatamente para não interferir nas investigações e para preservar a integridade das vítimas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em nota pública, as entidades representativas dos empregados da Caixa afirmam que receberam com perplexidade as denúncias feitas "por corajosas mulheres" e se colocam à disposição para auxiliar no que for necessário. Elas ressaltam ainda que as denúncia arranham a imagem do banco. "As denúncias reiteradas por várias colegas são gravíssimas e expõem a Caixa a indiscutível risco à sua imagem institucional", diz o documento.
"Defendemos uma apuração rigorosa dos fatos no âmbito administrativo e penal, assegurada a devida ampla defesa como medida de saneamento e prestação de contas aos empregados e à sociedade, ao mesmo tempo que defendemos o afastamento do atual presidente das suas funções na Caixa para garantir a lisura do processo interno."
Leia a íntegra da nota:
"As Entidades representativas dos empregados da CAIXA receberam com perplexidade as graves denúncias anunciadas ontem à tarde pelo site Metrópoles, feitas por corajosas mulheres, colegas da CAIXA, contra o Presidente da instituição Pedro Guimarães.
As entidades reconhecem e enaltecem a postura das empregadas em expor todos esses casos, ao passo que se colocam à disposição para auxiliar no que for necessário.
As denúncias reiteradas por várias colegas são gravíssimas e expõem a CAIXA a indiscutível risco à sua imagem institucional.
Defendemos uma apuração rigorosa dos fatos no âmbito administrativo e penal, assegurada a devida ampla defesa como medida de saneamento e prestação de contas aos empregados e à sociedade, ao mesmo tempo que defendemos o afastamento do atual Presidente das suas funções na CAIXA para garantir a lisura do processo interno.
Advocef- Associação Nacional dos Advogados da Caixa Econômica Federal
FENAG - Federação Nacional das Associações dos Gestores da CAIXA
ANEAC - Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal
AudiCaixa - Associação Nacional dos Auditores Internos da Caixa Econômica Federal
Social Caixa"